A Nasa revelou nesta terça-feira (7) novos planos para a missão Mars Sample Return , um projeto audacioso que visa trazer pela primeira vez à Terra amostras de rochas e sedimentos coletados em Marte.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Pressionada por cortes orçamentários e atrasos que dobraram os custos da iniciativa para mais de US$ 11 bilhões (R$ 66,82 bilhões), a agência reformulou suas estratégias para manter vivo o sonho de explorar o Planeta Vermelho de forma inédita.
"Essas amostras podem transformar nossa visão sobre Marte, o universo e até sobre nós mesmos", afirmou o administrador da Nasa, Bill Nelson, ao detalhar as duas novas abordagens para a missão. Uma delas aposta na técnica do "guindaste voador", usada com sucesso em pousos anteriores de rovers em Marte, enquanto a outra propõe soluções inovadoras desenvolvidas por parceiros comerciais. Ambas têm como objetivo garantir que as amostras marcianas cheguem à Terra entre 2035 e 2039, com menor custo e maior eficiência.
Além das mudanças estratégicas, ajustes tecnológicos também foram anunciados. A Nasa optou por um veículo menor para transportar as amostras à órbita marciana, agora alimentado por energia nuclear em vez de painéis solares, para resistir às temidas tempestades de poeira do planeta. As amostras, coletadas e armazenadas em 30 tubos pelo rover Perseverance, prometem oferecer um tesouro científico sem precedentes.
Segundo Nicky Fox, líder da Diretoria de Missão Científica da Nasa, o material trará respostas que vão muito além do que se pode imaginar. "Estudar essas amostras nos melhores laboratórios da Terra nos permitirá desvendar a história geológica e climática de Marte e nos preparará para enviar com segurança os primeiros humanos ao planeta", explicou.
ARTESP autuou mais de 300 veículos durante festas de fim de ano
Operações visam levar mais tranquilidade durante as viagens
Taubaté: Prefeitura adota medidas fiscais para equilibrar orçamento
Objetivo é preservar os serviços públicos essenciais
Fundo Social de SP auxilia cidades afetadas pelas chuvas
Foram distribuídos mais de 3.500 itens a 17 municípios
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.