Mundo

Mulher perde R$ 5 milhões ao cair em golpe de “Brad Pitt virtual” usando IA

Vítima acreditou estar num relacionamento com o astro de Hollywood

Escrito por Meon

15 JAN 2025 - 09H57 (Atualizada em 15 JAN 2025 - 10H26)

reprodução

Uma mulher francesa, identificada apenas como Anne, viveu um pesadelo que a levou a perder R$ 5,1 milhões (830 mil euros) após ser enganada por golpistas que se passaram pelo ator Brad Pitt. O golpe, que utilizou imagens geradas por inteligência artificial, fez Anne acreditar que estava mantendo um relacionamento com o famoso astro de Hollywood.

A fraude começou em fevereiro de 2023, quando Anne, uma decoradora de interiores de 50 anos com problemas de saúde mental, foi abordada por uma conta no Instagram que se dizia ser a mãe de Brad Pitt. Inicialmente desconfiada, a mulher foi gradualmente convencida de que estava se comunicando com o ator. Golpistas que se passaram por Pitt começaram a enviar imagens e selfies, utilizando tecnologia de IA para criar falsos retratos do astro.

Durante as conversas, os golpistas alegaram que Pitt precisava de ajuda financeira urgente para um tratamento renal, pois suas contas haviam sido bloqueadas devido ao divórcio com Angelina Jolie. Sensibilizada pela história, Anne começou a realizar transferências bancárias, acreditando estar ajudando o ator.

A fraude só foi descoberta quando Anne percebeu a verdade ao ver notícias sobre o verdadeiro relacionamento de Brad Pitt com a namorada, Ines de Ramon. A revelação a levou a procurar ajuda, mas o dano financeiro já estava feito. De acordo com a imprensa francesa, ela havia transferido uma grande quantia de dinheiro aos golpistas durante um ano e meio de “relacionamento virtual”.

Após ser entrevistada pelo canal TF1, Anne enfrentou uma onda de assédio e zombarias nas redes sociais. O apresentador do programa, Harry Roselmack, lamentou o ocorrido e afirmou, em suas redes sociais, que a mulher sofreu grande pressão após a exibição da entrevista. Diante disso, a emissora decidiu retirar o conteúdo de seus canais de distribuição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.