Mundo

Macron expressa solidariedade à Dinamarca

Apoio foi devido a disputa dos EUA sobre a Groenlândia

Escrito por Meon

01 ABR 2025 - 21H00 (Atualizada em 01 ABR 2025 - 21H06)

Reprodução

O presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou o apoio da França à Dinamarca nesta terça-feira (1º), durante a visita de Estado do rei Frederik X a Paris, em meio à crescente tensão entre os EUA e a Dinamarca sobre a Groenlândia. Em um discurso no fórum econômico franco-dinamarquês, Macron declarou: "Quando a Dinamarca enfrenta dificuldades, a França está ao seu lado". Ele acrescentou: "Em tempos difíceis, permanecemos juntos", reforçando o vínculo entre os dois países.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Esse apoio vem em um momento delicado, em que a Dinamarca, historicamente aliada dos Estados Unidos, está lidando com a pressão do presidente Donald Trump, que insiste em discussões sobre a Groenlândia, o que tem levado a Dinamarca a reavaliar suas posições em relação à autonomia militar europeia.

Como parte do fortalecimento da parceria, a França anunciou um acordo para fornecer entre 250 e 1.000 mísseis terra-ar Mistral 3 à Dinamarca. Este armamento, de curto alcance, será utilizado para proteger o território dinamarquês contra ameaças aéreas. Além disso, em junho de 2024, a Dinamarca se uniu a outros sete países europeus — França, Bélgica, Chipre, Hungria, Romênia, Espanha e Eslovênia — para um pacto de compra conjunta desses mísseis.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Durante a visita, o rei Frederik X destacou a importância de uma Europa mais resiliente e forte, expressando o compromisso dos países europeus com a manutenção da paz no continente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.