O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez declarações contundentes nesta sexta-feira (5) durante as orações semanais do islã em Teerã, afirmando que Israel “não durará muito” e convocando “todos os muçulmanos” a se unirem contra o país. Este foi o primeiro sermão que Khamenei comandou em cinco anos, realizado em homenagem a Hasan Nasrallah, líder do Hezbollah, que foi morto em um ataque israelense no Líbano.
Durante seu discurso, Khamenei elogiou os recentes ataques do Irã contra Israel, descrevendo-os como “atos legítimos”, e fez referência ao ataque do Hamas ao sul de Israel no ano passado, que resultou na morte de 1.200 pessoas e desencadeou a guerra em Gaza. O líder iraniano também expressou que a resistência na região se manterá firme, apesar das perdas de líderes como Nasrallah e Ismail Haniyeh, chefe do Hamas.
Khamenei enfatizou que Israel não consegue prejudicar significativamente o Hezbollah e o Hamas e que a luta do Hezbollah é crucial para toda a região. O Irã lançou cerca de 200 mísseis contra Israel na última terça-feira, como parte de uma retaliação pelas mortes dos líderes. Em resposta ao aumento das tensões, o presidente americano Joe Biden comentou sobre possíveis ataques a instalações petrolíferas do Irã.
No Líbano, bombardeios israelenses atingiram a região de Masnaa, cortando uma importante rodovia que conecta o país à Síria, e cerca de 310.000 pessoas fugiram para evitar o conflito. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, visitou Beirute, reafirmando o apoio do Irã ao Líbano em meio à crise.
Farma Conde Basketball vence o Vasco da Gama pelo NBB
Equipe joseense segue firme na fase de playoff
Governo libera convocação de 4.330 aprovados no Concurso Unificado
Nomeações para 16 órgãos federais devem começar ainda em maio
Contas externas do Brasil têm déficit de US$ 2,2 bilhões em março
Investimentos diretos somaram US$ 5,9 bilhões no mês
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.