O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou que seu governo está preparando um novo Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), com o objetivo de fechar ou fundir 50 agências estatais. A medida, que faz parte da política de redução da burocracia e gastos públicos, será uma das maiores reestruturações do governo argentino nos últimos anos. Milei afirmou que a meta é desativar 60% das entidades e transformar as demais.
+ Leia mais notícias do Mundo
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Em entrevista ao La Nación, Milei explicou que a ação se alinha ao compromisso de seu governo de eliminar estruturas obsoletas e ineficientes. "Vamos identificar os órgãos que não são mais necessários e rever as legislações e resoluções que se tornaram ultrapassadas. A ideia é simplificar o Estado, seguindo um modelo semelhante ao que Elon Musk aplica em suas empresas", disse o presidente.
Além do fechamento de agências, a medida também prevê a revisão de 27 mil leis, 70 mil decretos e 200 mil resoluções vigentes, com o objetivo de eliminar normas desatualizadas. Milei destacou que a decisão de seguir o modelo de Musk busca tornar a administração pública mais ágil e menos onerosa.
A redução do tamanho do Estado argentino é um dos pilares do governo de Milei desde sua campanha presidencial. O Ministério de Desregulação e Transformação do Estado, liderado por Federico Sturzenegger, foi criado para coordenar esses esforços. Sturzenegger afirmou que, em 2025, o governo continuará a implementar cortes em diversas áreas, incluindo setores como automóveis e medicamentos. "Vamos seguir com a 'motosserra' para retirar o Estado da frente da economia e facilitar o progresso", comentou.
Com essas reformas, Milei promete modernizar a administração pública e impulsionar o desenvolvimento do país, alinhando a Argentina a um modelo mais enxuto e eficiente.
Trump retira os EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU
A decisão interrompe o financiamento à agência que ajuda refugiados palestinos
SJC: Câmara aprova reajuste de 5% aos servidores
Pagamento será retroativo a 1º de julho de 2024
SJC: Operação contra o tráfico de drogas resulta em apreensão de cinco suspeitos
Detidos já eram investigados desde a adolescência
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.