Mundo

Israel mata principal líder do Hamas

Yahya Sinwar foi o mentor do atentado de 7 de outubro

Escrito por Meon

17 OUT 2024 - 15H40 (Atualizada em 17 OUT 2024 - 15H54)

ANSA/AFP

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta quinta-feira (17) que mataram o líder do Hamas , Yahya Sinwar , junto com outros dois integrantes do grupo durante uma ofensiva na Faixa de Gaza .

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp

"Eliminado: Yahya Sinwar", publicou as FDI no X, antigo Twitter. A agência de notícias Reuters informou que fontes do próprio Hamas disseram que "indicações sugerem que Sinwar foi morto em uma operação de Israel em Gaza".

Durante as operações das FDI na Faixa de Gaza , três terroristas foram eliminados.

Comunicado do órgão explica que "no edifício onde os terroristas foram eliminados não havia sinais da presença de reféns". "As forças que operam na área continuam a agir com a cautela necessária".

No entanto, a TV pública Kan alega que os três mortos levavam consigo notas, carteiras de identidade e vestígios da presença de reféns foram encontrados na área.

Yahya Sinwar

Aos 61 anos, Sinwar era o número 2 da hierarquia do Hamas e substituiu Ismail Haniyeh, assassinado em julho passado em Teerã, no Irã, na liderança do grupo.

Ele era apontado como o principal arquiteto dos ataques perpetrados pelo grupo em território israelense no último dia 7 de outubro, que matou 1,2 mil pessoas e desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

Natural de Khan Yunis, Sinwar era desde 2017 o líder do braço político do Hamas no enclave palestino e seu paradeiro era desconhecido. O comandante não aparecia em público desde o início do conflito.

Conhecido por sua linha dura, o então líder do Hamas passou mais de duas décadas preso em penitenciárias israelenses, mas foi libertado em 2011 em uma troca de prisioneiros. No grupo desde 1987, Sinwar deu origem ao Majd, serviço de segurança interna do Hamas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.