Mundo

Hamas liberta 4 reféns israelenses após acordo de cessar-fogo

Quatro mulheres, sequestradas pelo Hamas, são liberadas como parte de um acordo entre Israel e o grupo terrorista.

Escrito por Meon

25 JAN 2025 - 13H08 (Atualizada em 25 JAN 2025 - 14H54)

reprodução

Neste sábado (25), o Hamas libertou quatro mulheres israelenses que haviam sido sequestradas em outubro de 2023, durante o ataque à base do Exército israelense em Nahal Oz. As reféns, todas soldadas, ficaram 15 meses em cativeiro e foram libertadas como parte de um acordo de cessar-fogo mediado por Catar, Egito e Estados Unidos. O acordo inclui a troca de 33 reféns israelenses por 737 prisioneiros palestinos, além de autorizar a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

As libertadas, identificadas como Karine Ariev, Daniella Gilboa, Liri Albag e Naama Levy, foram transferidas de helicóptero para um hospital em Israel, onde se reuniram com suas famílias e receberam atendimento médico. Antes disso, foram apresentadas a uma multidão na Praça Palestina, em Gaza, onde um representante do Hamas formalizou a entrega das reféns. A ação faz parte de uma série de trocas planejadas entre os dois lados.

Israel e o Hamas têm cumprido o acordo em etapas, mas a negociação tem sido tensa. Enquanto o Hamas acusa falhas técnicas na liberação de uma refém civil, Israel exige o cumprimento total do tratado. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reforçou que o cessar-fogo é temporário e pode ser revogado caso seja necessário retomar as hostilidades.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.