O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, emitiu um alerta sobre possíveis ataques da Venezuela contra a Guiana ou instalações da Exxon Mobil. Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27), Rubio afirmou que o regime de Nicolás Maduro enfrentará sérias consequências caso decida atacar esses alvos, chamando a situação de um "dia ruim" para o país sul-americano.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A relação entre Venezuela e Guiana tem se agravado desde 2023, em grande parte devido à disputa sobre a região de Essequibo. Esse território, que corresponde a dois terços da Guiana, é reivindicado pela Venezuela. Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que formalmente anexou Essequibo à Venezuela, embora a mudança não tenha ocorrido na prática até agora.
Um possível ataque militar da Venezuela à Guiana também poderia envolver o Brasil, já que o único caminho terrestre entre os dois países atravessa o território brasileiro.
"Seria um dia muito ruim para o regime da Venezuela se eles atacassem a Guiana, a Exxon Mobil ou qualquer coisa nesse sentido", alertou Rubio. "E isso não acabaria bem para eles."
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A tensão entre os dois países aumentou no começo de março, quando a guarda costeira venezuelana foi acusada de invadir as águas guianesas e se aproximar de uma instalação da Exxon Mobil.
SJC: Mutirão emite 75 laudos médicos para PCDs
Documento é importante para confirmar deficiência
Cunha recebeu mais de 1.500 ciclistas nesse domingo (30)
Essa é a principal prova de ciclismo amador da América Latina
SJC: Cephas abre inscrições para vestibulinho nesta segunda-feira (31)
São 400 vagas em cursos técnicos gratuitos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.