Mundo

Eleições na França: Ultradireita tem vitória no 1° turno

Coalizão de esquerda fica em segundo lugar

Escrito por Meon

01 JUL 2024 - 15H06 (Atualizada em 01 JUL 2024 - 16H52)

Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

O partido Reunião Nacional (RN) de ultradireita, de Marine Le Pen, teve uma vitória histórica para vencer o primeiro turno das eleições parlamentares da França, obteve  que são  33,15% dos votos.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp

A coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) conquistou o segundo lugar nas eleições francesas com 27,99%, enquanto a aliança do presidente Emmanuel Macron ficou em terceiro com 20,76%. Macron, que convocou eleições antecipadas após sua derrota nas eleições europeias, enfrenta o desafio de obter uma maioria absoluta na Assembleia Nacional, com projeções sugerindo que seu partido, Ensemble, poderá alcançar entre 70 e 100 assentos, insuficientes para a maioria.

O partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN) lidera as projeções para o segundo turno, podendo garantir entre 230 e 280 assentos, significativamente mais que os 88 do parlamento anterior. Com 76 assentos já assegurados no primeiro turno, incluindo 39 para o RN e 32 para o NFP, a França se encaminha para um cenário de incerteza política, com o segundo turno crucial marcado para o próximo domingo (7).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.