Mundo

Dia 1º de novembro celebra Todos os Santos

Saiba qual é o significado dessa data

Escrito por Meon

01 NOV 2023 - 08H00

Canção Nova

Você sabia que hoje é comemorado o Dia de Todos os Santos? Se sim, sabe como surgiu?

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Em 13 de maio de 609 d.C, o Papa Bonifácio IV fez a primeira festa para Todos os Santos quando converteu o templo pagão Romano Pantheon em igreja e consagrou a Santa Maria e os Mártires. No século VIII, o Papa Gregório III consagrou uma capela em honra a Todos os Santos, a famosa Basílica de São Pedro, em Roma, e mudou a data da comemoração para o dia 1º de novembro.

Algumas línguas dizem que o Gregório queria dedicar essa nova data a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas que não eram lembrados ao longo do ano, ou sequer foram reconhecidos oficialmente como santos oficialmente pela Igreja.

Porém há várias contradições sobre as intenções do Papa.

Muitos pesquisadores apontam que a Igreja Católica tinha interesse em trazer tradições não-cristãs para seus feriados, com o objetivo de fazer as pessoas se identificarem com o catolicismo. Ou seja, isso incluía mudar as datas dos feriados cristãos para as datas estabelecidas de ocasiões não-cristão. Um exemplo é que a igreja marcou o Natal em 25 de dezembro para que correspondesse aos festivais pagãos do Solstício de Inverno.

Na Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos), inclusive para aqueles que não têm uma data especifica para festejar. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes (19 de maio), fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental.

Não muda nada na Anglicana, já que esse dia tem o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa. Já na religião Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e lembrar daqueles que faleceram durante o ano que passou, mas o significado da celebração é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.

E como é comemorado?

A celebração, em muitos países ao redor do mundo, fazem ofertas para seus santos neste dia. Porém, em outros países, eles cultuam os que já morreram, como Bélgica, Hungria e Itália. Lá eles levam flores aos túmulos de seus parentes.

Em algumas outras partes da Europa, como Áustria, Polônia e Croácia, é comum acender velas em cima de túmulos dos parentes falecidos. Também é observado que, em partes da Ásia, como as Filipinas, as pessoas visitam túmulos de parentes falecidos, os limpam ou até consertam. Além disso, eles também colocam flores nas sepulturas e acendem velas.

Na França isso é bem dividido. Por lá, os cultos em memória de Todos os Santos são realizados durante o dia, porém à noite o foco se volta para os mortos. Cemitérios por todo o país ficam lotados por pessoas que vêm limpar e decorar as sepulturas familiares.

Dessa forma, aquela festa que já comentamos que dura três dias, começando pelo Halloween, tinha – e tem - junto as ofertas para todos os Santos hoje e, amanhã é Finados, o momento que vem o pedido para que as almas de nossos entes queridos descansem em paz.

Mas sobre o dia 2 de novembro é outra história, não é mesmo?


Por: Hellen Gama/Jornalista do Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.