Mundo

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Leste

Lançamento ocorre às vésperas da posse de Donald Trump

Escrito por Meon

14 JAN 2025 - 12H49

Reprodução

A Coreia do Norte realizou, nesta terça-feira (14), o disparo de uma série de mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão. Segundo o Exército da Coreia do Sul, o lançamento foi detectado às 9h30 locais (21h30 de segunda-feira no horário de Brasília), partindo da área de Kanggye, no norte do território norte-coreano.

Os projéteis percorreram aproximadamente 250 quilômetros antes de atingir o mar. Autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos confirmaram que monitoraram os preparativos e rastrearam os mísseis durante todo o trajeto.

Mensagem política?

Este foi o primeiro teste de armas realizado pela Coreia do Norte desde a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em novembro. Especialistas avaliam que o lançamento pode ser uma tentativa de Pyongyang de enviar uma mensagem ao governo americano às vésperas da posse de Trump.

“Pode ser um esforço para aumentar a pressão antes do segundo mandato do presidente americano”, comentou Yang Moo-jin, presidente da Universidade de Estudos Norte-Coreanos, em Seul.

Na semana anterior, coincidentemente durante a visita de um importante diplomata dos EUA à Coreia do Sul, Pyongyang anunciou ter testado um sistema de mísseis hipersônicos destinado a reforçar sua defesa contra rivais na região do Pacífico.

Contexto geopolítico

As tensões entre as duas Coreias permanecem altas desde a década de 1950, quando o conflito entre os dois países terminou em um armistício, sem a assinatura de um tratado de paz.

Os Estados Unidos, que mantêm milhares de tropas mobilizadas na Coreia do Sul, são um aliado estratégico de Seul. Por outro lado, Pyongyang tem fortalecido sua parceria com Moscou, sendo acusada por Washington e Seul de enviar apoio militar à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.

A escalada militar norte-coreana, incluindo o lançamento recente, reforça a necessidade de diálogo internacional para evitar que o clima de tensão afete ainda mais a estabilidade regional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.