Mundo

Brasil é convidado para cerimônia de Maduro

O convite ainda está sendo analisado pelo governo brasileiro

Escrito por Meon

07 JAN 2025 - 21H30

reprodução

A Embaixada do Brasil em Caracas recebeu nesta terça-feira (7) o convite oficial para a posse do presidente Nicolás Maduro, que assume seu novo mandato na Venezuela. O envio do convite foi feito por meio de uma nota dirigida a todas as embaixadas e missões diplomáticas em Caracas.

Até a segunda-feira (6), a quatro dias da cerimônia, o governo brasileiro ainda não havia recebido o convite, o que causou especulações sobre o distanciamento diplomático entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo de Maduro. Fontes no Itamaraty interpretaram a demora como um sinal de distanciamento entre os dois países.

Embora não tenha havido confirmação oficial até a tarde desta terça-feira, espera-se que o Brasil envie sua embaixadora em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, para representar o país na posse. As relações entre Brasil e Venezuela vêm se deteriorando desde as eleições presidenciais de 2024, quando Maduro criticou o governo brasileiro por não reconhecer sua vitória.

O governo Lula, no entanto, ainda não cogita um rompimento total das relações com a Venezuela, mas os próximos passos da diplomacia ainda estão sendo definidos, conforme fontes do Itamaraty.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.