A Embaixada do Brasil em Caracas recebeu nesta terça-feira (7) o convite oficial para a posse do presidente Nicolás Maduro, que assume seu novo mandato na Venezuela. O envio do convite foi feito por meio de uma nota dirigida a todas as embaixadas e missões diplomáticas em Caracas.
Até a segunda-feira (6), a quatro dias da cerimônia, o governo brasileiro ainda não havia recebido o convite, o que causou especulações sobre o distanciamento diplomático entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo de Maduro. Fontes no Itamaraty interpretaram a demora como um sinal de distanciamento entre os dois países.
Embora não tenha havido confirmação oficial até a tarde desta terça-feira, espera-se que o Brasil envie sua embaixadora em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, para representar o país na posse. As relações entre Brasil e Venezuela vêm se deteriorando desde as eleições presidenciais de 2024, quando Maduro criticou o governo brasileiro por não reconhecer sua vitória.
O governo Lula, no entanto, ainda não cogita um rompimento total das relações com a Venezuela, mas os próximos passos da diplomacia ainda estão sendo definidos, conforme fontes do Itamaraty.
Detran-SP autua 13 motoristas em Caraguá
Autuações foram durante Operação Direção Segura Integrada
Atlético Guará e Vitória da Conquista empatam pela Copinha
Times seguem fora da zona de classificação do grupo
SP alerta banhistas sobre riscos de entrar no mar após chuvas intensas
Recomendação busca prevenir doenças causadas por contaminação da água
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.