Mundo

Atas das eleições venezuelanas surgem na internet

CNE não publicou os resultados detalhados

Escrito por Meon

31 JUL 2024 - 13H48 (Atualizada em 31 JUL 2024 - 13H55)

Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela não publicou os resultados detalhados por colégio eleitoral e mesa de votação que respaldam o anúncio da vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de domingo (28). No entanto, as atas que contêm esses resultados já estão circulando na internet.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp

A possibilidade de consultar as atas foi aberta após a líder da oposição, María Corina Machado, anunciar na segunda-feira (29) a criação do site https://resultadospresidencialesvenezuela2024.com para que os interessados pudessem revisar o resultado da mesa em que votaram.

“Temos 73,20% das atas e com esse resultado nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, afirmou . Este foi um anúncio semelhante ao que ela fez na noite de domingo, quando, com 40% das atas, também afirmou que o candidato da Plataforma Unitaria Democrática havia vencido contra Nicolás Maduro.

A situação gera tensão no cenário político venezuelano, uma vez que a falta de transparência por parte do CNE alimenta a desconfiança e a controvérsia em torno dos resultados oficiais das eleições. A oposição, liderada por Machado, continua a contestar a vitória de Maduro, enquanto busca validar os resultados por meio das atas divulgadas.

O desenvolvimento desta situação é crucial para o futuro político do país, com implicações significativas para a estabilidade democrática e a confiança nas instituições eleitorais venezuelanas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.