Mundo

Apagão na Europa foi causado por "fenômeno atmosférico raro"

Situação pode demorar até uma semana para ser normalizada

Escrito por Meon

28 ABR 2025 - 14H00 (Atualizada em 28 ABR 2025 - 15H32)

Reprodução/AFP

O apagão que atingiu vários países da Europa nesta segunda-feira (28) foi causado por uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada a um "fenômeno atmosférico raro". A informação foi divulgada pela operadora de redes energéticas REN, de Portugal.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Segundo a REN, as variações extremas de temperatura no interior da Espanha geraram oscilações anormais nas linhas de muito alta tensão. Com isso, houve uma série de "falhas de sincronização entre os sistemas elétricos" de toda a rede europeia interligada.

De acordo com a companhia, a previsão é que a situação volte ao normal em uma semana. Por outro lado, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, disse que pretende resolver a situação dentro das próximas horas.

A Red Electrica, responsável pelo fornecimento de eletricidade na Espanha, informou que algumas áreas já tiveram a energia restabelecida. "Continuamos trabalhando com todos os recursos para conseguir o restabelecimento do fornecimento o mais rápido possível em todo o território", afirmou a empresa.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) da Espanha anunciou que investiga a possibilidade do apagão ter sido causado por um ataque hacker, segundo informações do jornal El País.

A possibilidade foi endossada pelo ministro da Coestão Territoral de Portugal, Manuel Castro Almeida.

"Sei que abrange vários países da Europa - Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos. (...) Coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada", disse ele à "RTP".

Energia começa a voltar em regiões da Espanha e Portugal

O fornecimento de eletricidade foi reestabelecido em partes da Espanha e Portugal, informaram as operadoras de rede de ambos os países, após horas de caos em toda a Península Ibérica.

A René Elétrica Nacional (REN), fornecedora de energia portuguesa, informou que a produção foi restaurada na usina hidrelétrica de Castelo de Bode e na usina termelétrica da Tapada de Outeiro.

+ Leia mais notícias do Mundo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.