Em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, foi realizado um exercício simulado de contenção de vazamento de óleo no mar na quarta-feira (6). A Transpetro, em parceria com o Departamento Hidroviário e a Companhia Docas, liderou a simulação na área de embarque e desembarque da travessia entre São Sebastião e Ilhabela. Barreiras de contenção foram usadas para mostrar como o óleo seria retido e removido em caso de acidente.
A simulação também envolveu a CETESB e o GBMar, que trabalharam na proteção de áreas sensíveis e no resgate de vítimas. Foram simulados vazamentos de óleo e acidentes com pessoas na água para avaliar a rapidez e a eficácia das equipes de resposta.
Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes, ressaltou que o objetivo do exercício foi testar a eficiência das equipes, bem como a mobilização de recursos humanos e materiais, aprimorando a capacidade de gerenciamento de emergências relacionadas a vazamentos de óleo.
Realizado anualmente, o exercício visa garantir que as equipes estejam prontas para responder de maneira ágil e eficiente a vazamentos reais. Este treinamento ganha importância especial após o vazamento de óleo na linha de transmissão da Transpetro em outubro, que afetou o mar na região de São Sebastião.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.