Litoral Norte

Fatec São Sebastião cria ferramenta para monitoramento de áreas de risco

A iniciativa é relevante devido a aproximação do período de chuvas de verão

Escrito por Meon

23 JAN 2025 - 14H00 (Atualizada em 23 JAN 2025 - 14H07)

reprodução

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Sebastião, localizada no Litoral Norte de São Paulo, em parceria com a Defesa Civil Municipal, desenvolveu um software inovador para o monitoramento de áreas de risco e locais propensos a desastres naturais, como enchentes. A iniciativa, idealizada em resposta a uma demanda da Defesa Civil, torna-se ainda mais relevante com a aproximação do período de chuvas de verão, quando a incidência desses eventos aumenta.

As tratativas entre a Fatec e a Defesa Civil tiveram início em outubro, com o objetivo de alinhar as necessidades tecnológicas do projeto. A equipe de desenvolvimento é composta por Marcelo Rocha Júnior, Isaías da Conceição e Maria Miranda, estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec, sob a orientação do coordenador do curso, Fábio Lippi Silva.

Aproveitando a expertise adquirida em um projeto anterior, os estudantes adaptaram uma solução existente para atender às demandas específicas da Defesa Civil. “Identificamos uma similaridade com outro trabalho que estamos desenvolvendo e nos disponibilizamos a fazer adaptações para atender às necessidades do departamento”, explica Marcelo Rocha Júnior.

O software desenvolvido pela Fatec utiliza um mapa interativo e recursos de geolocalização, permitindo que a equipe da Defesa Civil registre informações cruciais sobre as áreas de risco e locais de acidentes naturais. Entre as funcionalidades, destacam-se:

Registro de características das áreas de risco (posicionamento, proximidade de agentes, tipo de ocorrência);

Um dos principais diferenciais da ferramenta, segundo Fábio Lippi, é a combinação de baixo custo, simplicidade de uso, eficiência e facilidade de atualização. “O diferencial em relação às tecnologias semelhantes disponíveis no mercado são o baixo custo, a simplicidade e eficiência na utilização, além da facilidade para atualização de recursos. O software também permite gerar relatórios e gráficos”, acrescenta o coordenador.

A previsão é que o software esteja em pleno funcionamento para a Defesa Civil em fevereiro de 2025. A iniciativa demonstra o alinhamento entre o ensino prático oferecido pelas Fatecs e as necessidades da comunidade. “Existe uma sintonia muito grande entre o ensino praticado nas Fatecs e as demandas da sociedade. Nós sempre buscamos identificar, além dos muros da faculdade, os problemas que afligem a comunidade local”, afirma Fábio Lippi.

Para os estudantes envolvidos, o projeto representa uma oportunidade valiosa de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver um senso de responsabilidade social. “Esses projetos que desenvolvemos na Fatec permitem colocarmos em prática os conhecimentos que aprendemos no curso”, observa Marcelo. “Além disso, nos despertam empatia e incentivam um olhar sobre as demandas da sociedade, que nos leva a buscar soluções que possam resolver essas necessidades.”

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além de classes descentralizadas em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos ensinos Técnico, Integrado e Médio, enquanto as Fatecs contam com mais de 91 mil estudantes matriculados em cursos de graduação tecnológica. O CPS também oferece Formação Continuada e Pós-graduação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.