Litoral Norte

Duplicação da Rio-Santos entre Caraguá e Ubatuba começa em 2025

Obra abrange 45 km e terá investimento de R$ 3 bilhões

Escrito por Meon

17 DEZ 2024 - 08H00 (Atualizada em 17 DEZ 2024 - 08H50)

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O Litoral Norte de São Paulo se prepara para receber uma das maiores obras de infraestrutura da região, com a duplicação de 45 quilômetros da Rodovia Rio-Santos (SP-055), entre Caraguatatuba e Ubatuba. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante a inauguração do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, em novembro de 2023. O projeto, que terá início no final de 2025, contará com um investimento de R$ 3 bilhões e está sendo conduzido por meio de uma parceria público-privada (PPP).

A obra vai beneficiar diretamente a conectividade de mais de 100 praias e ilhas da região, aumentando a segurança e a eficiência do tráfego. De acordo com o governo estadual, a previsão é que a duplicação seja concluída em 36 meses. O projeto está dividido em três trechos: o primeiro vai da orla do Massaguaçu, em Caraguatatuba, até a divisa com Ubatuba. O segundo trecho cobrirá a área da Praia de Maranduba até as proximidades do Centro de Ubatuba, com a inclusão de travessias subterrâneas e um projeto paisagístico. O último trecho alcançará a região da Praia Grande, em Ubatuba, com a instalação de barreiras verdes e travessias.

Uma das grandes inovações do projeto será a construção de um túnel de 3,5 km na região da Praia Grande, que ajudará a reduzir a necessidade de desapropriações e facilitará a execução da obra em áreas urbanizadas. A infraestrutura também incluirá ciclofaixas, espaços para quiosques e travessias para pedestres, melhorando a mobilidade e a acessibilidade nas regiões de maior movimento.

Com foco na preservação ambiental, o governo estadual afirmou que a duplicação será realizada dentro do eixo da rodovia atual, o que garantirá baixo impacto ambiental. As licenças ambientais já estão em processo de obtenção, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do projeto.

Após a conclusão da obra, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) será responsável pela concessão da rodovia, que passará a contar com cobrança de pedágio através do sistema 'Free Flow', uma tecnologia que permite a cobrança automática por meio de pórticos instalados ao longo da rodovia.

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