Está disponível, no site do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), o Edital FEHIDRO CBH-LN 2025.
O documento contém informações para entidades, empresas, prefeituras e órgãos estaduais interessados em executar projetos ambientais na região com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Em 2025, há previsão da abertura de dois pleitos para análise e seleção de propostas. O prazo para inscrição no primeiro pleito é 14 de abril. Caso haja recursos financeiros remanescentes para aplicação no ano será aberto o segundo pleito, com prazo para inscrição até 13 de junho. Para concorrer ao financiamento, a proposta, junto com sua documentação técnica e financeira, deverá ser cadastrada no SinFEHIDRO 2.0.
Os interessados em concorrer no processo de seleção devem apresentar propostas alinhadas com as ações previstas no Plano de Ação e Programa de Investimentos da UGRHI-03 (2024-2027). Para o ano de 2025, o CBH-LN poderá indicar ao FEHIDRO um total de R$ 7,8 milhões em projetos.
A prioridade é investir nos Programas de Duração Continuada (PDCs) 3, 7 e 8, que correspondem, respectivamente, a ações relacionadas à qualidade das águas, à drenagem e eventos hidrológicos extremos, e à capacitação e comunicação social.
Para o PDC 3 (qualidade das águas), o colegiado espera receber propostas relacionadas ao manejo adequado dos resíduos sólidos, como ações de compostagem, coleta seletiva e reciclagem. Para o PDC 7 (drenagem e eventos hidrológicos extremos), são esperadas propostas de elaboração de projetos de macrodrenagem e implantação de serviços e obras para mitigação de inundações e alagamentos. Para o PDC 8 (capacitação e comunicação social), o comitê pretende indicar ao FEHIDRO propostas de cursos e formações voltados à temática dos recursos hídricos, além de ações de comunicação relacionadas à conservação e gestão das águas.
O Edital FEHIDRO CBH-LN 2025 foi aprovado em plenária do comitê no dia 13 de dezembro de 2024. Na ocasião, o Secretário Executivo Adjunto do CBH-LN , Fábio Pincinato, explicou como funciona o processo de seleção dos projetos.
A primeira etapa é o protocolo de propostas no CBH-LN. Depois, é feita a primeira análise pelo comitê, que aponta possíveis adequações necessárias. Os proponentes então revisam suas propostas e o comitê faz uma segunda análise para avaliar as modificações realizadas e atribuir uma pontuação à versão final. As propostas classificadas são apresentadas para apreciação da Plenária do CBH-LN, que delibera pela sua indicação ao investimento do FEHIDRO. Após a indicação do colegiado, os projetos ainda passam pela avaliação do Agente Técnico, que é o responsável por aprovar ou reprovar as propostas e acompanhar sua execução técnica.
As regras detalhadas para a inscrição de projetos estão disponíveis no Edital FEHIDRO CBH-LN 2025: https://sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents//CBH-LN/28931/edital_e_calendario_fehidro_2025.pdf
Farma Conde Basketball vence Caxias do Sul pelo NBB
Equipe joseense está na 9ª posição da competição
Jovem de 17 anos desaparece no mar, em Ubatuba
Ocorrência foi na Praia de Maranduba
Fhoresp desaprova obrigatoriedade de visto americano no Brasil
Federação acredita que país sofrerá impactos negativos no turismo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.