Caraguatatuba foi destacada como a melhor cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para investimentos no setor comercial em 2023. Essa classificação faz parte do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, um estudo anual elaborado pela Urban Systems para a Revista Exame, que estão disponíveis as localidades mais propícias para o desenvolvimento de negócios desde 2014.
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E
A nível nacional, Caraguatatuba ocupa a 35ª posição no ranking de investimentos no setor comercial, e o Estado de São Paulo concentra 40% das 100 cidades mais bem posicionadas segundo esse estudo.
No segmento de Comércio, a Urban Systems leva em conta diversos indicadores, como empregos no setor com remuneração média e alta, crescimento dos estabelecimentos varejistas e atacadistas, número total de empregos no ramo, crescimento populacional (demanda), acessos à conexão banda larga ( e-commerce), renda média do trabalhador formal, além do impacto do isolamento social durante a pandemia de Covid-19.
Além disso, Caraguatatuba aparece na 28ª posição no ranking das melhores cidades para investimentos em Educação no Brasil, onde a Urban Systems avalia critérios como o número de alunos por estabelecimento de ensino, quantidade de empregos na área educacional (docentes e outros profissionais), concentração de matrículas na educação básica e no ensino superior, e a porcentagem de empregos formais ocupados por indivíduos com ensino universitário completo.
No setor de Saúde, Caraguatatuba conquistou a 14ª posição no estudo de Sistemas Urbanos. Os resultados revelam que o Estado de São Paulo abriga 18 das 100 melhores cidades brasileiras para investimentos na área. A análise considera investimento público em saúde por habitante, quantidade de profissionais de enfermagem e obstetrícia, número de médicos generalistas e especialistas (tanto em setores públicos quanto privados), presença de prontuários eletrônicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de leitos hospitalares para pacientes internados e leitos de UTI no setor privado (em estabelecimentos de saúde não vinculados ao SUS), taxas de cobertura de planos de saúde e crescimento dos estabelecimentos de saúde.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressaltou a importância dos resultados da pesquisa, destacando que, apesar da queda na arrecadação, os investimentos e o apoio ao comércio geraram resultados notáveis, transformando Caraguatatuba na capital do empreendedorismo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.