A Páscoa promete aquecer o faturamento de cerca de 61 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo neste ano, segundo levantamento do Sebrae-SP. A pesquisa aponta que o consumidor pretende gastar, em média, R$ 250 em compras relacionadas à data, priorizando itens como ovos de Páscoa, chocolates artesanais e produtos para o almoço de domingo.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Do total de empreendedores beneficiados, 41 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 20 mil são micro e pequenas empresas. Entre os produtos mais procurados pelos consumidores estão os ovos de Páscoa (74%), chocolates em geral (59%) e ingredientes para a refeição em família, como pescados e azeites (28%).
Os consumidores estão de olho na qualidade: 52% mencionaram preferência por chocolates recheados, 50% destacaram os artesanais, e 33% priorizam aqueles com ingredientes premium. O preço ainda lidera como critério de escolha (37%), seguido pela qualidade do produto (33%) e pelas promoções (27%).
O gasto deve ser maior este ano para 42% dos entrevistados. Entre esses, quase metade (48%) estima um aumento entre 5% e 10% em relação ao ano passado. Já 32% acreditam que o valor será semelhante ao de 2024, enquanto 16% devem gastar menos.
Segundo Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP, datas comemorativas como a Páscoa são fundamentais para o desempenho do comércio local. “Os pequenos negócios são altamente dependentes do consumo interno. A Páscoa tem impacto direto em diversos segmentos do varejo de alimentos”, destaca.
Os setores mais beneficiados devem ser padarias, minimercados, armazéns, lojas de doces e fabricantes de chocolates. A decisão de compra se baseia, principalmente, em informações vistas nas próprias lojas, mercados e mercearias (60%), além do Instagram (45%) e recomendações de amigos ou parentes (44%).
A maior parte das compras será feita de forma presencial (64%), enquanto 10% pretendem dividir entre online e físico. Apenas 3% farão a compra totalmente online. Os principais presenteados serão parceiros e parceiras (48%), seguidos por filhos e enteados (47%).
No pagamento, o PIX lidera com 61% de preferência, seguido por cartão de crédito (47%) e cartão de débito (46%).
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 14 de março de 2025 com consumidores e empreendedores do estado, e integra os Indicadores Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade.
Farma Conde Basketball é derrotado pelo Pato Basquete
Time joseense terminou na nona colocação
SJC: Piscinas públicas funcionarão durante feriados prolongados
Confira locais e horários
Governo Trump altera história do surgimento da Covid-19
Plataforma oficial dos EUA lança nova versão de origem do coronavírus
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.