Estado de São Paulo

SP supera 2023 com mais de 340 mil novas empresas abertas esse ano

Maior número dos últimos 26 anos, média de quase mil por dia

Escrito por Meon

18 DEZ 2024 - 14H30

Divulgação

O estado de São Paulo registrou recorde na abertura de empresas em 2024. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), mais de 340 mil empresas foram abertas entre janeiro e novembro, crescimento de 10,7% em relação a 2023, que contabilizou pouco mais de 307 mil constituições.

+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No acumulado de 2023 e 2024, o estado ultrapassou 647 mil novas empresas, com uma média impressionante de cerca de mil novos negócios abertos por dia, consolidando sua liderança no cenário nacional de empreendedorismo.

O avanço no setor é fruto do esforço do Governo de São Paulo em melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a parceria com a iniciativa privada, por meio de diretrizes do plano SP na Direção Certa, que reúne ações para modernizar a máquina pública, dar mais eficiência aos gastos e melhorar a capacidade de investimento do Estado.

Juliana Silva, 41 anos, é uma das novas empreendedoras. Após anos atuando no departamento financeiro de uma empresa do setor de construção civil especializada em restauração e pintura predial, ela aproveitou a oportunidade de se tornar sócia em um novo negócio no mesmo segmento ao lado de seu chefe. Para dar esse passo, Juliana formalizou a abertura de um CNPJ como Sociedade Limitada (LTDA).

“A abertura foi muito rápida. Eu passei a documentação necessária para a contabilidade e eles fizeram o processo. Acho que esse sistema rápido facilita demais. No meu caso, houve uma situação de sócios que estavam desfazendo uma sociedade e isso leva um tempo. Então, eu precisava abrir o novo CNPJ rápido para darmos continuidade ao trabalho e com a documentação necessária isso foi possível graças às facilidades para esse procedimento em SP”, explica Juliana.

Outro destaque positivo é o saldo líquido de empresas, que considera aberturas e fechamentos. De janeiro a novembro de 2024, o saldo ficou em 205 mil empreendimentos, aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o saldo líquido acumulado foi de pouco mais de 166 mil empresas.

O cenário reflete a confiança de empreendedores no ambiente de negócios em São Paulo, bem como as ações da SDE para impulsionar a geração de novas empresas, empregos e renda no estado. “São Paulo tem um potencial enorme para atrair novas empresas por vários motivos: boa logística, mercado consumidor potente, ambiente de negócios favorável, entre outros.

Queremos desburocratizar cada vez mais este processo, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Alguns setores tiveram destaque nas aberturas de empresas em 2024. Entre os principais estão: negócios voltados ao comércio e à reparação de veículos e motocicletas, que representaram 24,85% do total dos processos de constituições deferidos; atividades administrativas e serviços complementares, com 13,46%; atividades profissionais, científicas e técnicas, 12,33%; empresas de saúde humana e serviços sociais, 9,64%; informação e comunicação, 7,32%; e construção, 5,81%. Vale ressaltar que esses números não incluem Microempreendedores Individuais (MEIs).

Ano positivo

Os bons resultados do empreendedorismo paulista também se refletem na consistência dos números em todo o decorrer deste ano. Dos 11 meses do ano, sete superaram a marca de 30 mil empresas abertas. Neste cenário, destacam-se os últimos cinco meses, em que a média foi de mais de 33 mil novas constituições por mês, consolidando o estado como um dos principais motores econômicos do país.

Somente no mês de outubro, foram três grandes marcas registradas: número recorde de aberturas mensais da série histórica com 35.406 novas empresas; maior saldo líquido mensal (diferença entre abertura e fechamento) já registrado de 23.059 empresas; e maior saldo líquido acumulado de janeiro a outubro, com 186.247 empresas, superando o recorde anual anterior de 2023, que era de 177.628 empreendimentos.

Atualmente, há mais de 6 milhões de empresas ativas em São Paulo, quase o triplo em relação ao segundo lugar no ranking nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.