Estado de São Paulo

Procon divulga lista das empresas com mais reclamações em 2024

Agências bancárias lideram o ranking

Escrito por Meon

16 MAR 2025 - 09H00 (Atualizada em 16 MAR 2025 - 10H58)

Reprodução

O Procon-SP está divulgando este ano, pela primeira vez, a relação das reclamações registradas na plataforma Procon-SP Digital dos consumidores diretamente atendidos por Procons municipais conveniados à Fundação.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Trata-se de um recorte da lista divulgada anualmente, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor, com dados de 71 Procons municipais registrados na plataforma Procon-SP Digital – ao todo, 86 Procons já estão credenciados na plataforma, dentre os 378 conveniados.

A publicação também traz um ranking das 50 primeiras colocações, com índice de solução, análise dos problemas relatados pelos consumidores e o perfil da população que reclamou.

Foram 16.541 demandas contra 3.573 empresas que não foram resolvidas na primeira fase de interação (quando as empresas são formalizadas sobre a reclamação), sendo convertidos em processos administrativos (reclamações fundamentadas). Os três fornecedores que ficaram nas primeiras colocações entre aquelas feitas nos 71 Procons municipais conveniados foram: Bradesco com 637 reclamações e um índice de solução de 59,5%; Itaú Unibanco com 505 reclamações e um índice de solução de 47,1%; e Sabesp, com 484 reclamações e um índice de solução de 73,1%.

Os Procons que participam do Cadastro 2024 são das cidades de: Adamantina, Aguaí, Americana, Araçariguama, Araçatuba, Araraquara, Arujá, Avaré, Bariri, Barretos, Batatais, Boituva, Caconde, Cedral, Cosmópolis, Diadema, Dois Córregos, Dracena, Embu Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guaraci, Guarulhos, Iacanga, Iperó, Ipuã, Itanhaém, Itápolis, Itupeva, Jaboticabal, Jacareí, Jaú, Leme, Limeira, Lins, Louveira, Lucélia, Marília, Martinópolis, Mauá, Mogi Guaçu, Mongaguá, Monte Azul Paulista, Monte Mor, Onda Verde, Piracicaba, Pitangueiras, Porto Ferreira, Potirendaba, Rincão, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Roque, Sertãozinho, Suzano, Taboão da Serra, Taguaí, Taquarituba, Taubaté, Tupã, Ubatuba, Valinhos, Vargem Grande do Sul e Votorantim.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Perfil do consumidor no Cadastro de Reclamações Fundamentadas

A maior parte dos consumidores atendidos pelos Procons Municipais, quase 61%, tem mais de 50 anos, sendo a faixa etária com maior participação a de consumidores entre 61 a 70 anos (quase 26% do total). O restante dos consumidores se divide da seguinte forma: 1,27% até 20 anos; 7% de 21 a 30 anos; 12,64% de 31 a 40 anos; 17,88% de 41 a 50 anos; 19,06% de 51 a 60 anos; 14,31% de 71 a 80; e 1,72% acima de 80 anos.

Estes dados confirmam a preferência dos consumidores mais jovens em fazer suas reclamações por meios digitais, enquanto a população mais velha prefere o atendimento pessoal, quando, além de registrar a queixa os consumidores também podem esclarecer dúvidas e receber orientações mais detalhadamente.

A quantidade de Procons municipais que utilizam a plataforma Procon-SP Digital vem aumentando. Atualmente, dos 378 conveniados, 86 estão cadastrados, dos quais 71 já tiveram seus dados incluídos na estatística das reclamações.

Os consumidores das cidades cujos Procons utilizam a plataforma digital contam com o apoio de toda a estrutura da Fundação Procon-SP, como por exemplo, orientação e apoio em audiências de conciliação em casos mais complexos.

+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.