Após três anos à frente da OAB SP, Patricia Vanzolini encerra seu mandato no final deste ano. A atual presidente escreveu um artigo para contar sobre desafios e conquistas durante este período:
"No próximo dia 31, encerro meu ciclo à frente da OAB SP, a maior Secional da Ordem dos Advogados do Brasil. Foram três anos intensos, marcados por desafios enormes e conquistas transformadoras. Desde o início, nossa missão foi clara: modernizar, aproximar e fortalecer a instituição, sempre guiados pelo compromisso da defesa da advocacia e, por consequência, garantir justiça ao cidadão.
Passados três anos, vejo que a OAB SP deu um salto em eficiência ao digitalizar muitos processos antes travados no papel, como a inscrição de novos advogados e os processos da assistência judiciária gratuita para a população hipossuficiente, viabilizado pela parceria com a Defensoria Pública do Estado. São números superlativos. Foram mais de 1 milhão de atendimentos para cidadãos de baixa renda.
Criamos o conceito do Universo OAB SP — integrado pela CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), pela ESA (Escola Superior de Advocacia) e pela OABPrev (braço de educação financeira e previdência complementar) — com o objetivo de oferecer suporte abrangente à advocacia, contemplando todas as suas dimensões profissionais e pessoais. Hoje, temos uma instituição conectada, ágil e mais preparada para atender à advocacia.
Nesse período, uma de nossas prioridades foi a defesa incansável das prerrogativas da advocacia. Implantamos uma política de tolerância zero com agentes públicos violadores de prerrogativas e passamos a reagir de forma imediata contra esses abusos. Como resultado, alcançamos expressivos 191 atos de desagravos públicos e cerca de 2,5 mil processos autuados nos últimos três anos, o que reflete o fortalecimento da nossa classe.
A transformação da instituição também envolveu esforços pela diversidade. De forma inédita, instituímos critérios raciais e paridade de gênero para a formação das listas sêxtuplas do Quinto Constitucional. Também tornamos obrigatória a instalação da Comissão de Igualdade Racial em todas as Subseções do estado e criamos a Ouvidoria das Mulheres Advogadas.
Em outra frente, investimos na qualificação da advocacia por meio do Programa Anuidade de Volta, permitindo que 40 mil inscritos utilizassem 100% do valor pago à OAB SP como créditos para a realização de cursos na ESA. Além disso, promovemos mais de 5 mil congressos e seminários e a realização das Conferências Regionais da Advocacia em todo o estado. Criamos a Oficina da Advocacia, uma série de aulas gratuitas voltada para os profissionais em início de carreira, e a Aceleradora de Escritórios, uma verdadeira imersão na cultura empreendedora, com aulas sobre gestão de escritórios e marketing.
Nesses três anos, percorremos milhares de quilômetros em todo o estado, em um trabalho de aproximação com a advocacia paulista. Dessa forma, levamos para as 257 Subseções os mesmos benefícios oferecidos na capital, entregamos 272 obras em Casas e Salas da Advocacia e outras 82 em estruturas da CAASP (Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo). São espaços mais confortáveis e funcionais, como as modernas salas de coworking implantadas.
Três anos parecem pouco tempo para tantas realizações. Mas foram milhares de mãos corajosas unidas neste trabalho. Meu sentimento é de pura gratidão a cada uma dessas pessoas que embarcaram nesse sonho comigo, um sonho de trabalho e de transformação. Agradeço aos mais de dois mil funcionários da nossa instituição, aos mais de quatro mil integrantes de Comissões, aos dirigentes das Subseções, aos nossos conselheiros, aos dirigentes da CAASP e aos meus parceiros da diretoria: Alexandre de Sá Domingues, Dione Almeida, Daniela Magalhães, e Leonardo Sica.
E, acima de tudo, agradeço à advocacia paulista. Cada advogada e advogado, com suas lutas, sonhos e conquistas, inspirou e deu sentido a esse mandato. Foi por vocês e para vocês!
Agora, assumo uma nova jornada no Conselho Federal, com o mesmo amor e energia que me moveram até aqui. Os desafios são grandes, mas a certeza de que seguimos juntos me dá força para enfrentar cada um deles. Viva a advocacia!"
O próximo Presidente da OAB SP é Leonardo Sica, eleito para o triênio 2025/2027 com 52% dos votos, em eleição realizada no dia 21 de novembro. Daniela Marchi Magalhães será a sua vice.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.