A partir de março de 2025, os motoristas que transitam pela Rodovia Presidente Dutra, uma das principais ligações entre São Paulo e o Rio de Janeiro, terão uma nova forma de pagar o pedágio. O sistema "free flow" de cobrança automática, que será implementado ao longo de 21 pórticos, irá substituir a tradicional praça de pedágio, proporcionando uma experiência mais ágil e sem paradas.
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Os pórticos serão instalados entre o km 205, em Arujá, na Grande São Paulo, até o km 230, próximo à chegada à capital. A proposta é otimizar o tráfego, diminuindo a formação de filas e agilizando o deslocamento. O modelo "free flow" já está em operação em outras rodovias, como na SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e na Tamoios, em Caraguatatuba, onde tem mostrado bons resultados.
Para Newton Ferrer, diretor da ConectCar, uma das empresas envolvidas no sistema, a principal vantagem do "free flow" é eliminar o congestionamento nas praças de pedágio, aumentando a fluidez do tráfego e a segurança. Ele destaca também o impacto ambiental positivo, já que a redução das paradas ajudará a diminuir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.
O sistema de cobrança automática permitirá que os motoristas com TAG paguem de forma instantânea, sem a necessidade de parar. Para os que não possuem o dispositivo, será possível quitar o valor em até 30 dias por meio de canais como o aplicativo da CCR Rodovias, WhatsApp ou o site da concessionária.
Além disso, o sistema será baseado no pagamento por quilometragem percorrida, e não mais por tarifa fixa, como nas praças tradicionais. Outra novidade é a tarifa dinâmica, que varia conforme o fluxo de veículos na estrada, oferecendo preços mais acessíveis em horários de menor movimento.
A implementação do "free flow" na Dutra é parte de um projeto maior de modernização da rodovia, que inclui o investimento de R$ 1,4 bilhão na infraestrutura dos pórticos e a ampliação das pistas. Esse pacote de melhorias também inclui a instalação de novas câmeras de monitoramento e a construção de um sistema de detecção de incidentes.
Com a chegada do novo sistema, a praça de pedágio de Arujá não será desativada, mas os motoristas que optarem pelas pistas expressas pagarão o pedágio apenas ao cruzar os pórticos. Já aqueles que escolherem as pistas marginais não serão cobrados nesse ponto da rodovia.
Porém, é importante lembrar que a falta de pagamento no "free flow" acarretará uma multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira, uma penalidade para evitar a evasão de pedágio.
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Com o "free flow", a CCR espera não só aumentar a eficiência no trânsito, mas também criar uma experiência mais moderna e segura para os motoristas, além de reduzir os custos operacionais para a concessionária.
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