Em um ano em que grande parte do povo brasileiro se mostrou sem vontade de ir às urnas para votar para prefeitos e vereadores - o índice de abstenção do 1º turno das eleições 2024 ficou em 21,71%; e em 29,2% no 2º turno -, o livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios”, do consultor e gestor público Saulo Monteiro de Souza, chega aos leitores em boa hora.
O lançamento aconteceu em São Paulo, nesta quarta-feira (20), na Livraria Drummond. A obra traz uma reflexão sobre os variados obstáculos e demandas que surgem no dia a dia da administração pública e que precisam ser enfrentados pelos chefes do poder municipal.
Para o prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano do Sul (SP), que faz a apresentação do livro, “administrar um município é uma das tarefas mais desafiadoras no cenário político e administrativo atual. A escassez de recursos impõe grandes dificuldades, e o livro explora como equilibrar as necessidades essenciais com verbas limitadas, destacando a criativida¬de e a resiliência exigidas. Um bom programa de governo, planejamento estratégico e efici¬ência administrativa são tratados por Saulo como fatores essenciais, requerendo inovação e competência técnica”, destaca Aurichhio.
O secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edinho Silva, que é prefeito de Araraquara (SP) e assina o prefácio, também considera o livro fundamental para aprofundar o debate sobre os desafios de administrar uma cidade. "Os desafios são muitos e diários. E um dos maiores, hoje, é a divisão de responsabilidades na gestão pública", ressalta o político.
O livro
“Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” aborda o jogo de poder e as principais dificuldades vivenciadas por quem deseja ser prefei¬to ou já ocupa uma prefeitura. Saulo Monteiro discorre sobre as articulações políticas necessárias para viabilizar a candidatura, as estratégias de campanha e, após a vitória, toda a saga para obter êxito no cargo, desde a constituição da equipe, a definição de estratégias e prioridades, a formação de uma base de apoio (governabilidade), a escassez de recursos, as disputas políticas internas e as pressões para solucionar demandas historicamente acumuladas. O autor apresenta exemplos de sucessos e fracassos que podem servir de inspiração para a tomada de decisões estratégicas. E afirma que o livro não é um manual, mas sim um guia reflexivo sobre os meandros da gestão municipal.
CDHU lança campanha de regularização de contratos
Mutuário deve aderir à campanha pelo site da Companhia até 31 de dezembro
Serasa lança Feirão Limpa Nome a partir de segunda-feira (25)
Brasileiros vão poder negociar dívidas até o dia 29 de novembro
SJC: Corrida no domingo vai interditar avenidas na região sul
Veja locais e horários das interdições
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.