Estado de São Paulo

Litoral de SP tem aumento de 19% em cancelamento de reservas

Número é devido a virose e arrastões

Escrito por Meon

15 JAN 2025 - 20H30 (Atualizada em 15 JAN 2025 - 20H43)

reprodução

A Baixada Santista (SP) enfrenta uma situação delicada no setor de turismo, com a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) apontando que 19% das reservas em hotéis, pousadas e aluguéis de veraneio foram canceladas na última semana. O aumento de cancelamentos é atribuído ao surto de virose, combinado com os recentes episódios de arrastões, que têm afetado a confiança dos turistas na região.

A Fhoresp, que atende mais de 500 mil empresas no estado, recebeu diversos relatos de cancelamento de reservas e expressou sua preocupação com os prejuízos para o turismo local. A entidade enviou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas solicitando medidas para amenizar os impactos dessas ocorrências.

Embora surtos de virose sejam comuns durante o verão, a Fhoresp observou que a situação na Baixada Santista se agravou consideravelmente, especialmente em Guarujá, onde o problema foi ainda mais intensificado pelos arrastões. Para Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, o combo de surto de virose e episódios de violência tem causado um “apagão” no litoral paulista, prejudicando a imagem da região e afastando turistas.

"Essas ocorrências afastam o turista e geram um impacto direto na recuperação financeira de muitos estabelecimentos, como hotéis, bares e restaurantes, que dependem da alta temporada para reverter os prejuízos do ano todo", afirmou Pinto. Ele também expressou preocupação com a confiança dos turistas em relação ao futuro. “Será que eles se sentirão seguros em voltar à Baixada Santista? A imagem do nosso litoral está seriamente comprometida”, completou.

Em resposta, o governo do estado afirmou que mantém um diálogo contínuo com o setor turístico e está adotando medidas para fortalecer a indústria do turismo, essencial para a economia local. A Secretaria de Estado da Saúde também monitora o surto de virose, realizando ações de prevenção e oferecendo suporte aos municípios afetados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.