O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Governo do Estado de São Paulo, alcançou um marco histórico nos dois primeiros anos da atual gestão (2023/2024). Foram realizados mais de 3,7 milhões de atendimentos, distribuídos pelos 18 postos espalhados pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral, representando um aumento superior a 37% em comparação aos 2,7 milhões de atendimentos registrados entre 2021 e 2022.
+ Leia mais notícias do Estado de SP
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
"O trabalho do CIC é fundamental para garantir que serviços essenciais cheguem às comunidades mais vulneráveis. Nosso objetivo é encurtar a distância entre o cidadão e seus direitos, promovendo inclusão social, dignidade e uma conexão direta com as políticas públicas”, destacou a coordenadora do programa, Tatiana Rached Campos.
O programa, que integra serviços públicos gratuitos em regiões de alta vulnerabilidade social, reafirma sua importância ao facilitar o acesso da população. Somente em 2024 foram oferecidos 64 serviços públicos de documentação, assistência social, assistência jurídica, serviços de saúde, empreendedorismo, benefícios de programas sociais, entre outros.
Também foram realizadas 98 ações de empregabilidade como seleção de vagas de emprego de diversas empresas nos CICs, Feira e mutirão de emprego, seleção do PAT, Rolê da Empregabilidade, Prefeitura Presente. Estas ações envolveram encaminhamentos de 57.061 candidatos às vagas de emprego.
O impacto do CIC vai além dos serviços formais. Cerca de 2,8 mil pessoas/mês, entre jovens e adultos participam de atividades como karatê, jiu-jitsu, capoeira, judô, boxe, futebol, ginástica, xadrez, bombeiro mirim, curso de português, atividade física para 3ª idade, música, entre outros.
Cidadania Itinerante
O Projeto Cidadania Itinerante que consiste em levar serviços e atividades relacionadas ao CIC, além de orientação e acolhimento de denúncias dos Programas e Coordenadorias da SJC, para populações em regiões de vulnerabilidade social do Estado de São Paulo, por meio de 03 unidades móveis (02 vans e 01 ônibus), nos últimos dois anos de gestão, atendeu 74,5 mil pessoas, entregando mais de 277,4 mil serviços, sendo os mais solicitados o agendamento da Defensoria Pública, Boletim de Ocorrência, Consulta ao Serasa, Elaboração de Currículo, e agendamento de 2ª via de documentos. Segundo pesquisa de satisfação, 99% dos cidadãos atendidos estão plenamente satisfeitos com os serviços do projeto.
Jorge Vercillo abre Festa da Padroeira de Ilhabela nesta sexta-feira (31)
Evento terá atrações locais e shows gratuitos até domingo (2)
SJC: ROMU apreende armas e drogas no Banhado
Apreensão ocorreu durante patrulhamento nessa madrugada
TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli por abuso de poder
Deputada é acusada de espalhar desinformação sobre as eleições de 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.