Na última segunda-feira (24), o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registrou dois pousos de emergência com o código "pan-pan", utilizado em situações urgentes, mas sem perigo iminente para os passageiros ou tripulantes. As aeronaves envolvidas eram de duas companhias aéreas brasileiras, a Gol e a Latam, que realizaram os pousos de forma segura.
+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O primeiro incidente ocorreu com um Boeing 737-8EH da Gol, que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Congonhas. Durante o voo, o piloto declarou "pan-pan" e o avião desviou para Guarulhos, onde aterrissou por volta das 17h. A aeronave foi aguardada por viaturas do Corpo de Bombeiros, que estavam prontas para atender qualquer eventualidade, mas o pouso aconteceu sem maiores problemas.
Pouco depois, um voo da Latam também solicitou prioridade de pouso devido a uma questão técnica não detalhada pela companhia. Embora a empresa tenha reforçado que o pouso ocorreu com segurança e sem intercorrências, viaturas do Corpo de Bombeiros também estavam de prontidão para o atendimento. A Latam garantiu que todas as medidas de segurança foram adotadas durante a operação.
De acordo com o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST), o código "pan-pan" é utilizado em situações de urgência, onde o voo não pode ser continuado pelos procedimentos normais, mas sem risco iminente. Em casos de risco iminente, o código utilizado é o "mayday", que indica emergência.
Ambos os pousos aconteceram sem incidentes graves, e os passageiros desembarcaram normalmente, reforçando a eficácia dos procedimentos de segurança adotados pelas autoridades aeroportuárias e pelas companhias aéreas.
Funcionários do departamento de Elon Musk na Casa Branca se demitem
Grupo de 20 colaboradores do Doge recusou a desmantelar serviços essenciais
Vaquinha do Corinthians bate recorde e supera arrecadação do Teleton
Campanha da Gaviões da Fiel já arrecadou R$ 38 milhões em menos de um mês
Governador Tarcísio assina decreto para dissolução da EMTU
Decisão visa integrar a regulação do transporte metropolitano à Artesp
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.