Estado de São Paulo

Curso de formação profissional gratuito para jovens de baixa renda

Há vagas para São José dos Campos

Escrito por Meon

16 JUL 2024 - 12H57

Reprodução

O Instituto Aliança está com inscrições abertas para 110 vagas gratuitas voltadas para jovens de 17 a 24 anos. A oportunidade é para São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, São José dos Campos, Jacareí, Limeira e Americana. O objetivo da organização é criar novas oportunidades de formação e emprego para jovens e por meio da educação, transformando vidas e reduzindo desigualdades.

+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Para participar do curso é necessário estar cursando o 3º ano ou ter concluído o ensino médio em escola pública e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho no site www.institutoalianca.org. br. O mesmo curso também está disponível em Salvador e diversos municípios do sul da Bahia.

A formação desenvolve competências socioemocionais, digitais, comunicação e atitudes empreendedoras. O curso tem formato online com atividades realizadas em plataforma de videoconferência. Cada jovem recebe um tablet com acesso à internet para auxiliar no acompanhamento das aulas. Ao final da formação, todos devolvem os tablets para que os próximos participantes também possam usufruir do equipamento. A meta, após a certificação, é superar 70% de jovens empregados. As aulas terão início na última semana de julho.

Rotas e Travessias é um dos programas de formação profissional gratuita e online oferecido pelo Instituto Aliança, na área de Educação e Empregabilidade, desenvolvido em parceria com a Fundação Forge da Argentina, Grupo Zurich e Grupo Suzano. O programa é oferecido nos estados da Bahia e São Paulo, e as primeiras turmas, totalizando 200 jovens, iniciaram as atividades em abril e junho de 2024. O apoio da Suzano nos próximos dois anos, possibilitará beneficiar 800 jovens.

“A parceria com o Grupo Suzano é fundamental para ampliar o alcance da nossa missão de formar e empregar jovens, quebrando o ciclo da pobreza. Acreditamos no poder transformador da nossa proposta metodológica, que abre portas e empodera nossa juventude, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para ‘esperançar’ e construir um futuro melhor”, ressaltou a diretora do IA, Adenil Vieira.

Para o gerente de sustentabilidade da Suzano, Andre Roberto Becher, a parceria é estratégica para potencializar as ações da empresa nos territórios onde atua: “A parceria é importante porque reforça o compromisso da Suzano nos seus territórios de atuação numa agenda que é prioritária dentro da nossa estratégia de investimento social. Temos na avenida de acesso a emprego uma das grandes oportunidades de impacto positivo em pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E fazer isso em parceria com o Instituto Aliança, que tem toda expertise no tema, potencializa nossas ações de maneira estruturada”.

O Instituto Aliança foi fundado em janeiro de 2002 com a perspectiva de desenvolver projetos e programas voltados, especificamente, para o desenvolvimento integral e integrado de jovens e adolescentes. O instituto tem como missão educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em 2023, o Instituto Aliança contou com 20 parceiros financiadores que investiram em 21 programas e projetos. Em 214 municípios de nove estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 635.738 pessoas diretamente, com mais de 80% dos atendimentos na região Nordeste do Brasil.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.