Estado de São Paulo

Carretas de Mamografia aumentam em 40% os exames de prevenção

Em 2025, programa pioneiro de SP ganhará duas novas carretas

Escrito por Meon

22 JAN 2025 - 14H00 (Atualizada em 22 JAN 2025 - 14H02)

Ségio Barzaghi/Governo de SP

As Carretas de Mamografia, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no Estado de São Paulo, em 2024. Foram realizados 34.605 exames, frente a 24.690 em 2023. Para 2025, o Governo de SP anunciou que duas novas carretas vão entrar em operação, totalizando cinco unidades móveis de saúde.

+ Leia mais notícias do Estado de SP

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No ano passado, o programa Mulheres de Peito atendeu 66 municípios com o repasse de mais de R$10 milhões da SES para o custeio da ação considerada essencial para a prevenção em saúde.

“A ampliação deste programa impacta diretamente em diagnósticos mais precoces, e aumenta as chances de cura para as mulheres, especialmente, para quem vive em regiões mais afastadas e com menos recursos em saúde”, ressalta a coordenadora das Carretas de Mamografia, Carol Nardi.

A ampliação dos serviços também alcançou as pacientes em tratamento contra o câncer que aguardavam por cirurgia de mama. Em 2024, houve redução de 73,5% na fila de espera por esse tipo de procedimento no SUS.

O itinerário das Carretas de Mamografia pode ser acessado por meio do site e aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS.

A enfermeira Marisa Ferreira da Silva Lima foi diagnosticada com câncer de mama após realizar o exame nas Carretas em março de 2024. "A carreta agendou o mastologista com brevidade. O atendimento foi fácil e tranquilo, inclusive o exame foi bem minucioso", conta ela. “Se a mulher não tiver feito seu exame no tempo correto (bianual), eu aconselho a procurar as Carretas, principalmente, pela facilidade e rapidez no atendimento e encaminhamento”, completa.

Mulheres de Peito

O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama com o exame gratuito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.

Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.