Mais de 10,5 mil eleitores surdos das 18 cidades, que realizarão o segundo turno das eleições no estado de São Paulo neste domingo (27), contarão com o programa São Paulo São Libras para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, por meio da Central de Interpretação de Libras.
+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A iniciativa é resultado de um acordo firmado em agosto entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para garantir acessibilidade durante o processo eleitoral. No primeiro turno, mais de 650 eleitores acionaram o serviço.
A Central de Libras opera por uma plataforma on-line, acessível aos servidores e mesários quando uma pessoa com deficiência auditiva solicita atendimento por videochamada em tempo real. O intérprete de Libras se comunica com a pessoa utilizando a linguagem de sinais e traduz as informações para o servidor ouvinte, assegurando a compreensão do processo eleitoral.
Marcos da Costa, secretário da SEDPcD, reforçou a relevância da ação: “A acessibilidade é fundamental para o exercício da nossa democracia. Este é mais um passo do Governo de SP para assegurar que as pessoas surdas em nosso estado possam exercer plenamente sua cidadania.”
Polícia Civil libera 11 corpos de vítimas do acidente em Teófilo Otoni (MG)
Colisão entre ônibus, caminhão e automóvel, deixou 41 mortos
Dupla armada com faca e martelo assalta lotérica em São Sebastião
Criminosos ameaçaram funcionários e fugiram de moto
Jacareí amplia funcionamento de feiras livres para atender demanda de fim de ano
Veja os horários especiais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.