Eleições 2024

Eleitores encontram dificuldades ao acessar E-título

Problemas foram para justificativa de votos

Escrito por Meon

06 OUT 2024 - 13H03 (Atualizada em 06 OUT 2024 - 13H14)

Reprodução/AgênciaBrasil/Marcello Casal Jr

Neste domingo (6), dia do 1º turno das eleições municipais de 2024, alguns eleitores enfrentaram dificuldades para justificar o voto pelo aplicativo e-Título devido ao alto número de acessos, resultando em uma fila virtual. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, afirmou que não houve instabilidade no sistema.

+ Leia mais notícias da Política

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Como justificar o voto

A justificativa de ausência por meio do e-Título pode ser feita até as 17h , mas os eleitores que não conseguirem justificar neste prazo terão até 60 dias após o 1º e o 2º turno para regularizar a situação, tanto pelo aplicativo quanto pelo Sistema Justifica, disponível nos sites do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Além do meio digital , a justificativa também pode ser realizada presencialmente no dia da eleição.

Quem não votar e não justificar pode enfrentar restrições como a impossibilidade de obter documentos como carteira de identidade, passaporte e até mesmo a renovação de matrícula em instituições de ensino públicas. Se o eleitor faltar em três pleitos consecutivos sem justificativa, o título será cancelado.

Cresce a busca por justificativa de voto

Nas últimas semanas, o interesse por termos relacionados a como justificar o voto aumentou consideravelmente no Google Trends. Em 2020, as buscas bateram recorde em meio às eleições municipais e à pandemia, quando muitos eleitores preferiram não sair de casa.

Os eleitores fora de seu domicílio eleitoral neste domingo podem justificar a ausência diretamente pelo e-Título . Basta acessar o menu "mais opções" no aplicativo e selecionar "justificativa de ausência ". Também é possível baixar um formulário de requerimento de justificativa eleitoral em PDF ou preenchê-lo presencialmente nos locais de votação.

Com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 cidades brasileiras, a votação segue até às 17h pelo horário de Brasília. Caso nenhum candidato a prefeito atinja a maioria absoluta nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Eleições 2024

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.