Por José Antonio Leme Em Noticias

Com DNA esportivo, Ducati celebra nove décadas criando inovações

Fabricante italiana comemora 90 anos de paixão por motos com muita esportividade

Diego Ortiz/Estadão Cucciolo foi o primeiro modelo a levar o nome da fabricante

Cucciolo foi o primeiro modelo a levar o nome da fabricante

Diego Ortiz/Estadão Conteúdo

A Ducati celebra 90 anos de história com uma trajetória marcada por DNA esportivo e inovações que se tornaram marca registrada da fabricante da região de Bolonha, na Itália.

Fundada em 5 de julho de 1926 por três irmãos, Adriano, Bruno e Marcello, junto do pai, Antonio, a empresa fazia capacitores e, em 1935, começou a fabricar rádios, calculadoras e câmeras, entre outros.

DUAS RODAS
Só em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, começou a história sobre duas rodas. Com a necessidade de veículos baratos para as pessoas se locomoverem, surgia a Cucciolo, uma bicicleta com um pequeno motor quatro-tempos de 48 cm3 e câmbio de duas marchas.

A esportividade e a paixão por corrida surgiram já em 1950, com uma Cucciolo em versão de competição. Ela tinha motor de 60 cm3 e três marchas. A partir de 1956, vieram as inovações que se tornariam marcos das motos da Ducati. Uma delas são as válvulas desmodrônicas, em que a abertura e o fechamento são feitos pelo comando de válvulas. O sistema estreou na Grand Sport 125.

Em 1971, chegou o primeiro motor dois-cilindros com inclinação de 90°, na GT750. Tanto esse tipo de propulsor quanto as válvulas desmodrônicas são utilizados até hoje.

A italiana Cagiva comprou a Ducati em 1985. Três anos depois, surgiu a esportiva 851, a primeira com motor refrigerado a água da companhia.

A marca passava por dificuldades financeiras no início dos anos 1990. Em 1993, o lançamento da Monster 900, um sucesso imediato, salvou a companhia. O dinheiro da Monster permitiria a criação da 916 em 1994, que teve pitacos de Ayrton Senna e elevou o padrão das esportivas.

Leia MaisVolkswagen traz novo Passat direto da Alemanha em 2016Softail Deluxe da Harley, traz novo motor de 1.690 cm³

A marca entrou no segmento de trail em 2003 com a Multistrada 1100. A Hypermotard veio três anos depois.

A esportiva 1199 Panigale, com seus 195 cv, lançada em 2011, se tornou modelo a ser batido entre as esportivas, evoluindo, em 2015, para a 1299.

Em 2012, a Ducati foi comprada pela Audi. No mesmo ano, iniciou a produção no Brasil com a Diavel.

LINHA DO TEMPO
Cinco modelos que se tornaram referência em inovação tecnológica nesses 90 anos da marca italiana:

- 125 Grand Sport (1954) - modelo foi o primeiro a ter comando desmodrônico

- GT 750 Bicolore (1971) - estreou o motor dois-cilindros em L da marca

- Monster 900 (1993) -  reergueu a fabricante Ducati

- 916 (1994) - Colocou as motocicletas esportivas em novo patamar

- Panigale 1199 (2011) - Superleggera é versão limitada com apenas 200 unidades

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por José Antonio Leme, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.