O feriado do Carnaval contará com uma programação especial no CARDE, museu de Campos do Jordão que reúne Carros, Arte, Design e Educação. Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, os visitantes poderão viver a experiência de um Carnaval histórico, acompanhando um desfile de Corso.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
No início do século 20, o Carnaval no Brasil tinha como tradição os Corsos Carnavalescos, que se caracterizavam pelo desfile dos foliões fantasiados em carros conversíveis luxuosos pelas avenidas das cidades. O desfile carnavalesco era seguido pelo povo, que acompanhava fascinado o glamour dos automóveis. Essa tradição marcou época e inspirou os formatos de Carnaval tão conhecidos atualmente, como carros alegóricos e trios elétricos.
Inspiradas no tema da sala "República em Construção 1889 - 1930", que se destaca pelo glamour e elegância do estilo Art Déco com suas formas geométricas elegantes, e tons de branco, prata, dourado e preto, e carros icônicos como Cord L-29 Cabriolet e Auburn 8-9 Phaeton 1929, as apresentações ocorrerão em dois horários, às 13h e às 16h –, quando um carro conversível de época fará duas voltas ao redor do museu, acompanhado por alunos e ex-alunos da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que estarão caracterizados com figurinos da época.
A atmosfera carnavalesca estará garantida com a presença da banda dos alunos do Núcleo de Música da FLMA, que vai animar os visitantes com músicas e a marchinha inédita “Lia Maria Folia”, composta pelos próprios alunos da fundação.
E para que os foliões possam aproveitar as apresentações, o CARDE ampliará em mais um dia seu funcionamento, abrindo excepcionalmente na terça-feira, dia 4.
Conheça o CARDE
O CARDE, museu de Campos do Jordão que reúne Carros, Arte, Design e Educação, surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal.
São aproximadamente 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que contam com mais de 500 automóveis históricos.
O CARDE também conta com centenas de obras de arte espalhadas pelo museu, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas, Frans Krajcberg, Vik Muniz, Oswaldo Teixeira, Djanira da Motta e Silva, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Niccolò Frangipane, Yutaka Toyota, entre outros, que auxiliam na construção de uma visão clara sobre cada momento de nossa sociedade no século 20.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial.
Para mais informações clique AQUI
+ Leia mais notícias do Carnaval 2025
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.