Os supermercados brasileiros esperam um aumento nas vendas de 8% a 12% durante a Páscoa de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A previsão é que esse crescimento ajude a equilibrar a redução de 4,5% no consumo observada em fevereiro, devido à menor quantidade de dias úteis e ao impacto do Carnaval, que ocorreu em março.
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A Páscoa é uma data importante para o setor, especialmente para a venda de produtos como ovos de chocolate, bacalhau e azeite. A maior parte das compras é esperada para a última semana antes da festividade, com destaque para o aumento de 20% no movimento dos supermercados no sábado que antecede a Páscoa. Marcio Milan, vice-presidente da Abras, acredita que a recuperação do mercado de trabalho e o aumento da renda média das famílias, aliados a estratégias de marketing dos varejistas, são os principais motores dessa previsão de alta.
Apesar da valorização do dólar ainda impactar o preço de produtos como massas e azeites, cerca de 65% das redes supermercadistas já estão planejando promoções para atrair consumidores. A melhora no cenário do emprego e o crescimento da renda das famílias devem, segundo a Abras, estimular o consumo durante o período.
Embora o consumo tenha caído 4,25% em fevereiro, o crescimento acumulado nos dois primeiros meses de 2024 foi de 2,24%. A queda de fevereiro é explicada pela redução de um dia no mês e pelos efeitos do Carnaval, mas o desempenho positivo no início do ano segue refletindo o aumento do salário mínimo e os programas de transferência de renda.
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