Um estudo realizado no Brasil revelou que o consumo de cigarros eletrônicos, ou vapes, pode resultar em níveis de nicotina no sangue equivalentes ao de 120 cigarros tradicionais.
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto do Coração (Incor) em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
A análise envolveu 417 usuários de vapes que estavam em espaços públicos e de entretenimento na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram que 60% dos participantes tinham a intenção de parar de usar os cigarros eletrônicos, mas não conseguiram, e, desses, 60% nunca haviam fumado cigarros convencionais antes de aderirem aos eletrônicos.
Em um caso específico, um participante que usava o cigarro eletrônico há cerca de um ano foi encontrado com 2.400 nanogramas de nicotina por mililitro de sangue — valor seis vezes superior ao encontrado em fumantes que consomem 20 cigarros diários por mais de 20 anos. Esse nível de nicotina equivale a aproximadamente 120 cigarros tradicionais.
A nicotina é uma substância que impacta diretamente o sistema cardiovascular, podendo acelerar o ritmo cardíaco e aumentar o risco de arritmias e infartos. Ela também afeta a respiração, tornando os usuários mais vulneráveis a doenças respiratórias como gripe e tuberculose. O estudo constatou que os usuários de vapes com mais de um ano de uso apresentaram uma média de 400 µg de nicotina por ml no sangue, valor superior ao de quem fuma um maço inteiro de cigarros diariamente.
De acordo com a cardiologista Jaqueline Scholz, responsável pela pesquisa, o uso contínuo de vapes, mesmo por pouco tempo, pode rapidamente gerar dependência. "Já atendemos pessoas que nunca foram fumantes de cigarro tradicional, mas que apresentavam níveis de nicotina muito mais altos do que os de fumantes crônicos", afirmou.
Uma das razões para essa diferença é que o líquido dos vapes pode ter até 57 mg de nicotina por ml, enquanto um cigarro tradicional contém no máximo 1 mg da substância. Isso contribui para que usuários de vapes apresentem níveis alarmantes de nicotina, mesmo aqueles que utilizam dispositivos sem nicotina em suas composições.
PEC da Saúde é aprovada na ALESP
Projeto direcionará até 5% da receita excedente da Educação para Saúde
São José EC apresenta novo CT durante evento para patrocinadores
Evento também homenageou ex-jogadores do clube
Preço da carne bovina registra aumento de 6%
Cortes populares impulsionaram o aumento
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.