A decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 10% sobre as importações de café brasileiro pode gerar reflexos no mercado consumidor norte-americano. No primeiro bimestre de 2025, o Brasil exportou 1,2 milhão de sacas de café para os EUA, movimentando US$ 423,8 milhões, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Apesar da taxação, o Brasil ainda pode manter vantagem competitiva, já que outros países exportadores, como Vietnã e Indonésia, terão tarifas ainda mais elevadas, de 46% e 32%, respectivamente. A Colômbia, assim como o Brasil, também será taxada em 10%.
Para o diretor da Cecafé, Marcos Matos, o impacto da medida sobre a competitividade brasileira ainda é incerto. "A igualdade na taxação nos dá um certo alívio, mas há preocupações com a demanda, já que a inflação e os custos podem reduzir o consumo nos EUA", avalia.
O governo americano, sob a liderança de Donald Trump, justifica a taxação como parte de uma estratégia para fortalecer a economia interna. No entanto, especialistas destacam que os EUA não têm capacidade para se tornarem autossuficientes na produção de café, devido às condições climáticas desfavoráveis.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Mesmo com a nova tarifa, Matos afirma que o preço do café no Brasil não deve sofrer alterações diretas, já que fatores como clima e safra exercem maior influência sobre o valor do produto no mercado interno.
Heineken abre vagas de emprego em Jacareí
Veja quais são as oportunidades
Litoral Norte tem seis praias impróprias para banho
Relatório foi divulgado pela Cetesb
São José faz 'Operação Casa Limpa' nas regiões oeste e sul, neste sábado (5)
Veja os horários e bairros que serão atendidos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.