Brasil

STF publica knformações imprecisas sobre suspensão da rede social X

Postagens do tribunal geram controvérsia ao abordar a censura e o bloqueio de perfis.

Escrito por Meon

10 OUT 2024 - 23H00

Reprodução
A conta oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no X divulgou informações consideradas imprecisas sobre a suspensão da rede social no Brasil. Em uma série de postagens, o STF buscou explicar o processo que levou à suspensão e posterior reativação da plataforma, que ficou fora do ar por mais de um mês após cumprir exigências do ministro Alexandre de Moraes.

A principal inconsistência apontada foi a afirmação de que “o X deixou de cumprir ordens judiciais de retirada de conteúdos antidemocráticos”. Embora o artigo 19 do Marco Civil da Internet permita que a Justiça determine a remoção de conteúdos ilegais, a ordem do ministro exigia o bloqueio de perfis inteiros, configurando censura prévia e ferindo o princípio da legalidade. Entre os perfis alvo estavam o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e figuras como Mariana Eustáquio e Paola Daniel. Essa abordagem gerou debates sobre os limites da atuação judicial em relação à liberdade de expressão.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.