Brasil

Saiba quais empresas brasileiras serão impactadas pela nova tarifa sobre o aço

Governo brasileiro pretende agir com cautela

Escrito por Meon

10 FEV 2025 - 12H30

Reprodução

A nova tarifa de 25% sobre as importações de aço anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve atingir em cheio três grandes siderúrgicas que operam no Brasil: ArcelorMittal, Ternium e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Essas empresas lideram as exportações de semiacabados de aço para o mercado americano, que somaram cerca de US$ 2,8 bilhões em 2024.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Segundo fontes da indústria siderúrgica, a ArcelorMittal e a Ternium exportam a maior parte de seus produtos para os Estados Unidos a partir de unidades localizadas em Pecém (CE) e no Rio de Janeiro. Esses materiais abastecem siderúrgicas americanas que finalizam a produção para o mercado interno.

Especialistas do setor acreditam que o Brasil pode usar um argumento estratégico em eventuais negociações com o governo Trump: o país compra aproximadamente US$ 1 bilhão em carvão dos Estados Unidos por ano para a fabricação de aço. Se as siderúrgicas brasileiras forem impactadas pela sobretaxa, as exportações americanas desse insumo também podem sofrer redução.

Brasil busca diálogo com os EUA

A nova taxação lembra uma medida semelhante adotada por Trump em 2019, quando impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio estrangeiro. Na época, Brasil, Argentina e Coreia do Sul conseguiram negociar um acordo que estabelecia cotas de exportação, isentando as empresas dessas tarifas caso não excedessem os limites estabelecidos.

Diante da nova decisão, o governo brasileiro pretende agir com cautela e buscar diálogo com os Estados Unidos para minimizar os impactos da medida. No entanto, um dos desafios é a falta de canais diplomáticos diretos entre assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe de Trump. Até o momento, não houve contatos formais com representantes do governo americano, como o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) ou o Departamento de Comércio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.