O Partido Social Democrático (PSD) conquistou a liderança em número de prefeituras no Brasil após as eleições municipais de 2024, superando o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com 891 prefeituras sob seu comando, o PSD assume a primeira posição no ranking, enquanto o MDB, que liderava desde 2000, agora ocupa a segunda colocação com 864 prefeituras.
A virada do PSD se confirmou no segundo turno das eleições, onde o partido liderado por Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e atual secretário de Governo do estado, conseguiu eleger prefeitos em mais 9 municípios. O MDB, sob a liderança do deputado Baleia Rossi, também ampliou sua base com 7 novas prefeituras.
Historicamente um partido de centro com grande capacidade de formar alianças locais, o PSD tem se posicionado como um ator chave na política brasileira, mantendo relações tanto com o governo estadual de São Paulo, comandado por Tarcísio de Freitas do Republicanos, quanto com o governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, onde detém três ministérios. Essa estratégia de flexibilidade política tem se mostrado vantajosa em um sistema que caminha para a centralização e a limitação de partidos, devido à implementação de uma cláusula de desempenho.
As mudanças no ranking das prefeituras refletem um cenário político onde partidos de centro e direita têm ampliado sua presença. O PT, que viu um aumento modesto para 252 prefeituras, encontra-se agora na 9a posição. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocupa a 5a posição com 517 prefeituras.
Especialistas políticos apontam que essas tendências são resultado das reformas partidárias em curso, que visam simplificar o sistema partidário brasileiro e promover maior estabilidade e coerência ideológica.
Caçapava confirma morte de homem de 52 anos por Febre Amarela
Vítima não estava vacinada
Pablo Marçal é condenado e fica inelegível por 8 anos
Justiça cita abuso de poder econômico e político durante campanha
Trump afirma que Zelensky não é essencial nas negociações de paz
Relação entre EUA e Ucrânia segue tensa
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.