A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (15) uma operação nacional para desmantelar uma rede criminosa que atuava na internet aliciando adolescentes para a prática de crimes graves. Batizada de Adolescência Segura, a ação cumpre mandados de prisão, busca e apreensão, além de internação provisória de menores envolvidos.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A investigação apura uma série de delitos, como tentativa de homicídio, instigação ao suicídio, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e divulgação de pornografia infantil. Os alvos da operação estão espalhados pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.
Até o início da manhã, dois adultos haviam sido presos e dois adolescentes apreendidos. A operação conta com apoio de policiais civis dos oito estados envolvidos, além da atuação do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública.
As investigações começaram em fevereiro, depois que um adolescente transmitiu ao vivo um ataque contra um morador de rua, atingido por um coquetel molotov enquanto dormia. A vítima teve 70% do corpo queimado.
A partir desse caso, a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) descobriu que o crime fazia parte de uma ação coordenada por um grupo que operava servidores online usados para atrair e manipular menores, incentivando comportamentos violentos e criminosos.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
O alcance do grupo chamou a atenção até de autoridades internacionais. Duas agências norte-americanas elaboraram relatórios detalhados sobre a atuação da organização, que serviram de apoio às investigações brasileiras.
Alexandre de Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor
STF terá sessão virtual para referendar decisão nesta sexta (25)
Feira de Empregos oferece mais de mil vagas, oportunidade PCD e orientação gratuita
Evento no Vale Sul começa nesta sexta-feira (25)
São Luiz do Paraitinga recebe primeira sirene contra inundações
Inauguração será neste sábado (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.