Brasil

Pix por aproximação chega em 2025, saiba detalhes

Haverá redução de etapas para realizar pagamentos

Escrito por Meon

04 JUL 2024 - 17H18 (Atualizada em 04 JUL 2024 - 17H41)

Marcello Casal JR/ABr

O pagamento via Pix por aproximação deve estar disponível para a população geral a partir de fevereiro de 2025, estimam o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN). As entidades anunciaram, nesta quinta-feira (4), a criação de novas regras para o sistema Open Finance para viabilizar a modalidade.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O objetivo, segundo as instituições, é reduzir o número de etapas que os clientes precisam cumprir para realizar o pagamento instantâneo. Para isso, os Pix serão ofertados nas carteiras digitais, as chamadas wallets.

Em comunicado, o BC afirma que mais detalhes sobre as novas regras devem ser publicados em julho.

Confira o cronograma:

31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);

14 de novembro de 2024: Testes em produção;

28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.

Sem sair do e-commerce

Além da novidade do Pix por aproximação, as novas regras também vão incluir funcionalidades que vão permitir que o cliente não precise mais sair do ambiente de compras online para realizar o pagamento pelo sistema.

Segundo a chefe de divisão do departamento de Regulação do BC, Janaina Attie, as novas regras vão trazer melhorias nas experiências de compras no e-commerce.

"O cliente não precisará deixar o ambiente do comércio eletrônico para acessar o ambiente do seu banco para concluir o pagamento da compra. Ele conseguirá, a partir de um pré-cadastro, autorizar que sua conta fique vinculada aquela página de e-commerce. É uma comodidade que trazemos com essa nova funcionalidade", afirmou.

Open Finance

Em seu comunicado, o BC também afirma que as novas regras visam expandir o escopo das instituições participantes do Open Finance, incluindo os segmentos de investimentos e câmbio. “Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional”, diz a nota.

O BC ainda aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance. “Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias”, diz a instituição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.