O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar ainda este ano o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma prova que vai avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil e também poderá ser usada por candidatos que buscam uma vaga em programas de residência médica.
+Receba as notícias do dia – Clique AQUI para entrar no canal do Meon no WhatsApp
A previsão é que o exame aconteça em outubro, com resultados divulgados em dezembro. A expectativa é de participação de cerca de 42 mil estudantes que estão no último ano da faculdade, além de médicos já formados que desejam utilizar a nota no processo seletivo do Exame Nacional de Residência Médica (Enare).
O Enamed terá 100 questões objetivas de múltipla escolha, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e elaboradas pelo Inep. As áreas cobradas são Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva.
Como será a inscrição As instituições de ensino inscrevem seus alunos entre maio e junho. Já os médicos que quiserem utilizar a prova para disputar vagas de residência deverão se inscrever individualmente em julho.
O exame também terá uma função estratégica: mapear a qualidade de cerca de 300 cursos de medicina em mais de 200 cidades do país. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que futuramente o Enamed poderá ganhar uma nova etapa, para avaliar alunos no meio do curso. Ainda não há previsão para essa implementação.
+Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI para entrar no canal do Meon no WhatsApp
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da medida: “Sabemos que há problemas na formação médica. A avaliação vai ajudar a exigir mais das instituições, que hoje lucram com mensalidades altas, mas muitas vezes oferecem um ensino de baixa qualidade.”
Residência via Enare O Enare, criado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já selecionou este ano mais de 56 mil candidatos para 8,8 mil vagas em programas de residência. Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o número representa um quarto de todas as bolsas oferecidas no país. A expectativa é de que estados e municípios, como São Paulo, também passem a adotar o Enare como critério de seleção para seus programas.
Defesa Civil emite alerta de chuva forte e instala gabinete de crise
Risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo
Terremoto em Istambul deixa mais de 150 feridos
Tremor de magnitude 6,2 assustou a população
Dólar cai para R$ 5,71 com alívio no mercado após fala de Trump
Moeda americana tem quarta queda seguida
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.