A partir de 4 de agosto de 2022, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser válida em todo o território nacional, substituindo o antigo Registro Geral (RG).
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Até o momento, 11 estados brasileiros estão aptos a emitir a nova carteira, e os institutos de identificação terão até 6 de novembro para se adequarem ao novo processo.
A principal mudança é a possibilidade de inclusão de diversos dados no documento, como o Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, NIS/PIS/Pasep, entre outros.
Além disso, o novo RG unifica o cadastro em todo o país, apresentando o CPF como único número de identificação. A CIN pode ser impressa ou acessada pelo aplicativo do governo e possui um QR Code para verificar a autenticidade do documento.
O custo para a troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuito, e o prazo de validade varia de acordo com a idade do titular. A nova carteira segue padrões internacionais e possui o código MRZ, permitindo a entrada em países do Mercosul, mas não substitui o passaporte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.