Brasil

Morre o cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos, no Rio de Janeiro

Um dos fundadores do Cinema Novo

Escrito por Meon

14 FEV 2025 - 09H06

Reprodução

O cineasta Cacá Diegues morreu nesta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família dele à TV Globo. A causa da morte não foi divulgada.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Carlos José Fontes Diegues -- que ficou conhecido como Cacá Diegues -- nasceu em 19 de maio de 1940 em Alagoas e se mudou ainda pequeno com a família para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, estudou Direito e depois se dedicou ao cinema. Ele foi um dos cineastas fundadores do Cinema Novo. 

Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. Ele tinha três netos.

Autor de diversos títulos, Cacá Diegues produziu longas-metragens, curtas e documentários, incluindo clássicos como A Grande Cidade (1966), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Deus é Brasileiro (2003).

Cacá Diegues foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele ocupou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos, de quem era amigo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.