A Marinha do Brasil anunciou, nesta quinta-feira (2), a suspensão das buscas subaquáticas no Rio Tocantins, realizadas desde o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido em 22 de dezembro de 2024. As buscas por desaparecidos continuarão sendo feitas com o auxílio de embarcações e drones. Até o momento, foram confirmadas 12 mortes, e 5 pessoas seguem desaparecidas.
A decisão de encerrar as operações submersas foi tomada devido à abertura das comportas da usina hidrelétrica administrada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste). A medida, necessária para conter os impactos das chuvas intensas na região, resultou no aumento do volume de água no rio, dificultando os trabalhos de mergulho. Antes disso, a vazão da hidrelétrica havia sido reduzida para facilitar as buscas.
Impacto ambiental e investigação
No momento do colapso da ponte, diversos veículos trafegavam pela estrutura, incluindo caminhões-tanque transportando ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. Apesar disso, uma sala de crise coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) monitorou a situação e informou que não houve alterações significativas na qualidade da água do Rio Tocantins.
As Superintendências Regionais da Polícia Federal do Maranhão e do Tocantins estão conduzindo investigações para determinar as causas do acidente. Uma equipe de engenheiros e especialistas foi designada para auxiliar nas análises técnicas.
Reconstrução e melhorias
Diante da tragédia, o Ministério dos Transportes anunciou um contrato emergencial para a reconstrução da ponte, com um investimento estimado em R$ 171 milhões. As obras, a cargo do Consórcio Penedo-Neópolis, devem ser concluídas até dezembro de 2025. A nova estrutura terá melhorias significativas, como acostamento, passeio e ciclovia, além de ser 7 metros mais larga que a ponte original.
Enquanto isso, moradores e motoristas que dependem da travessia do Rio Tocantins enfrentam dificuldades, mas aguardam com expectativa uma solução definitiva para o problema.
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