O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, revelou que foi diagnosticado com um câncer agressivo na próstata em março de 2025. O anúncio ao público, no entanto, só ocorreu neste domingo (27), após ele ter passado por cirurgia e iniciado o tratamento, longe dos holofotes e da mídia, como desejava.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Segundo ele, receber a notícia de que estava com "câncer agressivo" foi devastador. O maestro também contou que enfrentou momentos dramáticos no pós-operatório, o que explica sua decisão de manter o diagnóstico em sigilo até o momento. Atualmente, ele acredita estar curado e já retomou sua agenda de apresentações no Brasil e no exterior.
"O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência, mas não vai ser o meu caso", disse Martins, em tom esperançoso, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. "Depois de ter realizado 30 cirurgias, principalmente nas mãos, a última coisa que eu esperava era um câncer na próstata. A operação [realizada no fim de março] durou 4h20 e foi um sucesso de 100%. Mas o pós-operatório foi um grande problema. Nunca vivi algo tão dramático."
Com histórico de cirurgias em decorrência da distonia focal (distúrbio que afeta os movimentos das mãos), João Carlos Martins relatou que foi necessária uma verdadeira "operação de guerra" para mantê-lo vivo e estável após complicações.
"Depois que fiz uma tomografia com contraste, a equipe entrou no meu quarto e disse: 'Você está correndo o risco de ter seu intestino delgado perfurado'. Havia uma obstrução, e as fezes já estavam próximas da circulação. Começou uma operação de guerra que durou 24 horas. Eu tenho até vergonha de contar. Injetaram um litro [de uma substância para desobstruir o intestino]. Era como se eu estivesse em uma galeria de esgoto. Eu precisava ser trocado de meia em meia hora. Meu Deus do céu! Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado. Durmo e acordo com isso. Graças a Deus, eles me salvaram."
Confiante, o maestro afirmou que não pretende se abater. "Não tenho medo da morte", declarou.
Defesa Civil alerta para frente fria na RMVale a partir desta segunda (28)
Litoral Norte pode enfrentar temporal
Começa temporada de baleias em São Sebastião
São esperados mais de 13 mil turistas na cidade
Trevo de Jacareí na Via Dutra receberá manutenção
Veja as alternativas para os motoristas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.