Brasil

Lula sanciona política para uso controlado do fogo

Presidente visitou região atingida por incêndio no Pantanal

Escrito por Meon

31 JUL 2024 - 16H25 (Atualizada em 31 JUL 2024 - 16H47)

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que visa prevenir e combater incêndios florestais de forma controlada, respeitando práticas tradicionais e conservando ecossistemas.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A lei, sancionada em Corumbá (MS), impõe medidas para disciplinar o uso do fogo no meio rural e prevê a substituição gradual por outras técnicas.

Lula destacou a importância do Pantanal e do trabalho conjunto entre os governos para combater incêndios. Ele também sobrevoou áreas queimadas e conversou com brigadistas nesta quarta-feira(31). 

Até 29 de julho, foram registrados 82 incêndios no Pantanal, com 45 extintos e 37 ainda ativos. O governo federal apoia com 890 profissionais e 15 aeronaves. A nova política proíbe a queima para supressão de vegetação, exceto em casos específicos, como pesquisas e práticas de subsistência. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apelou para que o fogo não seja provocado na região.

A política define tipos de queimada, controlada e prescrita, e estabelece critérios rigorosos para sua autorização. Também cria instâncias intergovernamentais para gerenciar respostas a incêndios e um cadastro nacional de brigadas florestais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.