Em visita ao Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o encontro com lideranças indígenas, especialmente com o cacique Raoni, foi o mais marcante desde o início de seu mandato.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Lula destacou que já esteve com dezenas de chefes de Estado e figuras da realeza ao redor do mundo, mas que nenhuma dessas reuniões superou, em importância, o diálogo com os povos originários do Xingu. “Já conheci mais de 120 presidentes, visitei reis e rainhas, mas nenhuma dessas experiências foi tão significativa quanto estar aqui com os povos indígenas e o companheiro Raoni”, declarou.
Durante o encontro, o presidente reiterou que seu governo busca respeitar e garantir os direitos das comunidades indígenas. “Trabalhamos todos os dias para que seus direitos sejam assegurados. Valorizamos sua cultura, seus saberes e a contribuição que oferecem ao país”, disse.
O cacique Raoni, uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, aproveitou a visita para expressar preocupação com o meio ambiente e fez um apelo ao presidente para que não avance com a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.
“Ouvi dizer que há planos para buscar petróleo no mar, perto da Foz do Amazonas. Acho que isso não deveria acontecer. Precisamos proteger a natureza, evitar a poluição e o aquecimento da Terra”, afirmou Raoni, com auxílio de um intérprete.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Reconhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos povos indígenas, Raoni alertou para os riscos ambientais da exploração na região. O presidente ouviu as ponderações e reforçou o compromisso de manter o diálogo com as comunidades locais antes de qualquer decisão.
Allan dos Santos é multado por Moraes em R$ 15 mil por dia
Punição é por desrespeitar bloqueio nas redes sociais
CBF mira anúncio de novo técnico da Seleção até início de junho
Jorge Jesus lidera as preferências
Ônibus sem controle bate em poste no Jardim Aquarius
Veículo estava parado quando começou a se mover sozinho
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.