Brasil

Lula demite Nísia Trindade do Ministério da Saúde

Presidente confirmou que Alexandre Padilha assume a pasta

Escrito por Meon

25 FEV 2025 - 19H30 (Atualizada em 25 FEV 2025 - 19H35)

Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, nesta terça-feira (25), exonerar Nísia Trindade do cargo de ministra da Saúde. Essa mudança marca a oitava troca no Ministério desde o início do terceiro mandato de Lula. A substituição foi confirmada por fontes próximas ao governo, e, conforme antecipado pela CNN, Alexandre Padilha, atual ministro de Relações Institucionais, foi nomeado para liderar a pasta da Saúde.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Nísia Trindade, que estava à frente do Ministério desde o início do governo, enfrentava pressões internas para adotar uma postura mais política e acelerar a implementação de promessas e prioridades do presidente. As cobranças se tornaram mais intensas ao longo dos primeiros meses do ano, com o presidente Lula realizando reuniões fechadas para tratar do desempenho da ministra.

Em meio a essa pressão, houve queixas de aliados sobre a falta de apoio à permanência de Nísia no cargo, especialmente entre as mulheres do governo e do PT, conforme apurado pela CNN. Nísia, que foi a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde, assumiu o cargo durante a transição de governo, em dezembro de 2022. Antes disso, ela teve um papel central no enfrentamento da pandemia de Covid-19 como presidente da Fiocruz, onde também criou o “Observatório Covid-19”, que monitorava os impactos da pandemia no Brasil.

+ Leia mais notícias do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.